Foto: Adobe Stock

Cultura Digital

Esses foram os aplicativos que mais brilharam em 2024

Serviços de streaming, novas redes sociais e lojas ficam entre os apps mais relevantes - e baixados - do ano; confira lista completa

Foto: Koshiro

Bluesky

Essa rede social foi desenvolvida em colaboração com Jack Dorsey, um dos fundadores do X (Twitter), e herdou várias das características que tornaram a rede do passarinho azul famosa. A plataforma é uma das alternativas favoritas de quem quer sair da rede de Elon Musk.

Foto: Adobe Stock

ChatGPT

Em um ano marcado pela evolução rápida das inteligências artificiais generativas, a OpenAI foi protagonista nesse cenário. Segundo a App Store, o app do ChatGPT foi um dos mais baixados no iPhone.

Foto: Antonin Utz/ANTONIN UTZ

TikTok

A plataforma impulsionou o formato de vídeo curtos a um nível de popularidade que o tornou onipresente em várias outras redes, incluindo o YouTube e o Instagram.

Foto: DMegias/Adobe Stock

Spotify

O streaming de músicas continuou dominante em um cenário saturado e se manteve entre os mais baixados nas lojas de aplicativos do Google e da Apple - além disso, se tornou o assunto do momento quando liberou o Spotify Wrapped no final do ano.

Foto: Divulgação/Tinder

Tinder

Muito acessado o ano todo por quem busca um relacionamento, o Tinder registrou pico de downloads em junho, quando foi baixado 6,1 milhões de vezes, segundo o o Statista.

Foto: boumenjapet - stock.adobe.com

CapCut

Esse editor de vídeos está entre os apps mais baixados do mundo em determinados momentos do ano, de acordo com o Statista. A ferramenta faz parte do ecossistema de serviços da ByteDance e se tornou referência no segmento.

Foto: Yuichi Yamazaki/AFP / undefined

Shein

A mega varejista chinesa de moda inundou o mercado de “brusinhas” porque também desenvolveu um aplicativo bom. Fundada em 2008, a empresa começou focada na moda feminina, mas expandiu sua oferta para todos os públicos. Foi o 10º app mais baixado no Android esse ano.

Foto: Reprodução/Governo Federal

Gov.br

O aplicativo ficou 60 dias em 1º lugar e 216 dias dentro do top 5 da plataforma do Google, segundo a Bites, empresa de análise de dados. O portal reúne serviços para o cidadão e informações sobre a atuação do Governo Federal.

Foto: Adobe Stock

Nubank

O aplicativo do banco digital está na lista dos mais baixados dos sistemas iOS e Android. Fundado em 2013, o Nubank opera de forma totalmente digital, sem agências físicas e todas as operações são realizadas por meio de aplicativos móveis ou pela web.

Foto: anna.stasiia/Adobe Stock

Temu

A Temu chegou ao Brasil em maio deste ano e a loja figurou entre os apps mais baixados na Play Store, na App Store e no levantamento do site Statista. Ela é conhecida pela venda de produtos com preços mais baixos em várias categorias, como roupas, calçados, artigos esportivos e eletrodomésticos.

Foto: aCorno/Adobe Stock

Quais foram os piores apagões tecnológicos de 2024? Confira ranking

Leia também