Foto: prima91/Adobe Stoc
Se destacar no aplicativo possibilita construir uma marca pessoal sólida, ampliar sua rede de contatos e aumentar negócios e parcerias
Foto: Buffik/Adobe Stock/
O Brasil é o terceiro maior mercado do LinkedIn no mundo, com mais de 75 milhões de usuários. Só Estados Unidos e Índia têm mais usuários. Ele se consolidou como um espaço estratégico para gestão de carreira, recrutamento, marketing pessoal e geração de negócios.
Foto: bongkarn/Adobe Stock/Gerado com IA
Esse selo te posiciona como referência em sua área. Isso aumenta a confiança dos seguidores, clientes e parceiros nos conteúdos publicados. Além disso, a plataforma promove conteúdos de Top Voices, o que significa que suas postagens tendem a alcançar um público maior.
Foto: ardasavasciogullari /adobe.stock
Os profissionais são selecionados pela equipe editorial do site com base em critérios como frequência e qualidade das postagens, nível de engajamento gerado, e participação em discussões e colaborações. A seguir, veja o que fazer para ser um.
Foto: Worrapol/Adobe Stock/Gerado com IA
Um perfil bem estruturado transmite credibilidade. Certifique-se de que ele inclua uma foto profissional bacana; um resumo atrativo que destaque suas habilidades e conquistas, algumas recomendações de colegas ou clientes; e links para artigos, projetos ou publicações importantes.
Foto: HQAsset/Adobe Stock
Compartilhe experiências pessoais, aprendizados e desafios enfrentados em sua carreira. Apostar em conteúdos educativos, inspiradores ou que abordem tendências e problemas do setor é uma boa ideia, mas evite ser excessivamente técnico ou vago, afinal ninguém gosta de ler um textão e sentir que não aprendeu nada.
Foto: Miquel - stock.adobe.com
Aborde tópicos que gerem interesse, como tendências de mercado, inovação, diversidade ou insights que ajudem outras pessoas a crescer profissionalmente. Abuse de dados e estatísticas para embasar seus argumentos.
Foto: kovop
Conectar-se com profissionais da sua área, líderes de opinião e outras pessoas relevantes qualifica e amplia o alcance do seu conteúdo, além de aumentar as chances de que ele seja compartilhado.
Foto: wichayada/Adobe St
A consistência é fundamental, porém é referível mesclar formatos: artigos mais longos, posts curtos, enquetes, vídeos e carrosséis diversifica e atrai diferentes públicos.
Foto: Adobe Stock
Defina sua área de atuação e escolha um tema central ou área em que você deseja ser reconhecido, como tecnologia, marketing, finanças, advocacia ou empreendedorismo, por exemplo. Isso te transforma em uma referência e aumenta sua relevância.
Foto: natanaelginting/Adobe
Consulte métricas como visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos são indicadores de impacto. Você pode ver as métricas de desempenho das suas postagens diretamente no LinkedIn. No seu perfil, clique em Exibir análise (ou Analytics) para exibir seus dados.
Foto: Tashatuvango
Explore recursos como enquetes, notícias em destaque, LinkedIn Live e artigos na plataforma. Esses formatos ajudam a diversificar sua produção e alcançar um público maior.
Foto: CES
CES 2025: robôs fofinhos e ‘chapéu carregador’ estão entre as curiosidades da feira; veja vídeo
João Pedro Adania