Foto: REUTERS / REUTERS

Empresas

Como a Neuralink passou a fazer implantes cerebrais em humanos

Companhia de Elon Musk avançou velozmente de testes em animais para cirurgias em humanos

Foto: REUTERS / REUTERS

Fundação

Neuralink é uma empresa de chips cerebrais fundada em 2016 nos EUA pelo bilionário Elon Musk.

Foto: Reprodução/X/Neuralink

Técnica de implante

Em 2019, Musk explicou a técnica utilizada pela empresa, que consiste em implantar fios ultrafinos no cérebro usando um robô semelhante a uma máquina de costura, para permitir a comunicação entre o cérebro humano e IA.

Foto: Reprodução/Neuralink

Vídeo polêmico

Os testes em animais começaram por volta de 2020, e, em 2021, a empresa mostrou um vídeo de um macaco jogando Pong apenas com a mente, usando um neurotransmissor implantado no cérebro.

Foto: Reprodução/X/Neuralink

Acusação de maus-tratos

Após o vídeo, no começo de 2022, surgiram acusações de maus-tratos aos animais usados nos testes da Neuralink. A empresa negou as alegações, feitas pelo Physicians Committee for Responsible Medicine.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Aprovação dos testes em humanos

Em maio de 2023, a empresa finalmente recebeu aprovação para iniciar testes em humanos. O implante da Neuralink foi anunciado com o objetivo de ler a atividade cerebral e restaurar funções cerebrais afetadas por condições como ataque cardíaco ou esclerose lateral amiotrófica.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão - 24/03/21

Recrutamento de pessoas para os testes

Em setembro do mesmo ano, a empresa começou a procurar pessoas para os testes iniciais dos chips, e procuravam especificamente pessoas com quadriplegia ou esclerose lateral amiotrófica, com mais de 22 anos e um cuidador confiável, para um estudo de 6 anos, com visitas médicas domiciliares e laboratoriais.

Foto: Reprodução/Neuralink

Novas acusações

No mesmo mês, a Neuralink foi novamente acusada de maus-tratos aos animais, dessa vez por uma ONG, que alegou que os testes da empresa causaram danos cerebrais e até a morte de alguns animais.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Início dos testes em humanos

O primeiro chip cerebral da Neuralink colocado em um humano foi feito em janeiro deste ano. O primeiro produto para teste anunciado pela empresa foi o chamado Telepathy, que permite controlar dispositivos eletrônicos por pensamento.

Foto: Reprodução/X/Neuralink

Pensamento

Já em 2024, em fevereiro, Musk afirmou que um de seus pacientes humanos foi capaz de mover um mouse apenas com a força do pensamento usando um implante cerebral da Neuralink.

Foto: Reprodução/X/Neuralink

Vídeo de homem jogando xadrez com a mente

Neste mês de março, o primeiro paciente humano da Neuralink foi gravado jogando xadrez usando apenas força do pensamento. Tetraplégico desde 2018, Noland Arbaugh moveu o cursor na tela apenas com o cérebro.

Foto: Thiago Queiroz / Estadão

Quer saber mais sobre a Neuralink?

Leia mais

Foto: REUTERS / REUTERS

Reportagem

Alice Labate

Veja mais Web Stories: https://www.estadao.com.br/web-stories/