Foto: Adobe Stock
Apple descreve novos hardwares e softwares como os “melhores” ou “maiores” de todos os tempos, mas a entrega geralmente não corresponde ao hype. No entanto, iOS 18 e iPadOS 18 merecem alguns desses adjetivos; veja o que essa atualização apresenta de novo
Foto: Dhiraj Singh/Dhiraj Singh
“Apple Intelligence” será um dos termos mais mencionados pela empresa nos próximos anos. É com essa tecnologia que a marca vai impulsionar seus novos dispositivos. Essa IA é alimentada por LLMs avançados e treinados com dados abertos. A Apple usa seus próprios chips, que possuem uma arquitetura híbrida voltada para IA.
Foto: Camilo Concha/Adobe.Stock
O Rewrite ajusta o tom do seu texto para que ele pareça mais profissional ou amigável, enquanto o Proofread revisa textos automaticamente, corrige erros gramaticais e sugere melhorias.
Foto: hadrian - ifeelstock
Com o Image Playground integrado a outros apps (e disponível como app independente) é possível criar imagens com base em descrições e sugestões. O Genmoji faz emojis com base em comandos e até mesmo de fotos da sua biblioteca. Em Notas, o Image Wand refina desenhos feitos à mão ou gera imagens baseadas em um texto.
Foto: Алексей Филатов/Adobe Stock
Com o Memory Movie você cria vídeos instantâneos a partir de descrições, combinando fotos, vídeos e músicas. O Pesquisa Inteligente encontra fotos e momentos específicos de vídeos por meio de descrições. A Ferramenta Clean Up remove aquele “intruso” nas imagens.
Foto: ILYABURDUN
Agora as bordas da tela brilham quando você aciona a Siri, assistente de voz da Apple, e, além dos comandos por voz, é possível digitar pedidos para a assistente. Ela também entende o contexto com mais precisão. Por exemplo, se você disser: “Reproduza a mensagem de voz que minha esposa me enviou outro dia”, ela encontrará a referência sem precisar de mais detalhes.
Foto: DENYS PRYKHODOV
A Apple reconhece que sua IA ainda precisa de reforço em algumas tarefas, por isso firmou parceria com a OpenAI e usa o ChatGPT-4o. Os usuários terão a IA quando a Siri aciona o ChatGPT, que auxilia em funções como analisar documentos extensos, como PDFs com muitas páginas, e criar imagens e textos.
Foto: Harry/Adobe Stock
Além dos recursos de IA, o iOS 18 trouxe algumas melhorias de visual e funcionalidades. A Apple publicou as mudanças que incluem maior personalização da tela inicial, novo design do centro de controle, melhoria na navegação offline do Mapas e aprimoramentos na privacidade e segurança.
Foto: Adobe Stock
Embora esses chips processem IA localmente, tarefas mais complexas serão enviadas para data centers. A Apple garante privacidade, enviando apenas dados essenciais, sem armazená-los.
João Pedro Adania