Foto: Jon Anders Wiken/ Adobe Stock
CES é palco de anúncios que prometem revolucionar televisores; veja os destaques
Foto: Abbie Parr/AP
Nesta ano o tema da feira continua a navegar pela inteligência artificial (IA), que já esteve presente na edição anterior e que tem aumentado sua presença em todos os âmbitos da vida do consumidor.
Foto: Samsung
A maior novidade para as TVs são sistemas de iluminação miniled, painéis QLED e telas brilhantes. A tendência das TVs com tela de microled deve voltar a aparecer, como nos anos anteriores.
Foto: LG/Divulgação
As TVs da LG terão um processador de IA próprio, chamado LG Alpha AI, que faz os comandos serem processados e exercitados pela IA direto na tv. Ou seja, os aparelhos vão usar LLMs para refinar respostas e entender melhor comandos.
Foto: Ian Maule/IAN MAULE
A LG anunciou uma parceria com a Microsoft, o que colocará o assistente Copilot nos televisores. Além disso, as duas empresas se comprometeram a trabalharem juntas em data centers ao redor do mundo.
Foto: AP Photo/Ryan Sun
Os novos modelos têm a tecnologia Brightness Booster Ultimate, que aumenta o brilho em até três vezes comparados aos modelos Oled tradicionais. A linha Evo G5 também recebeu taxa de atualização de até 165 Hz, um marco inédito na indústria. Já a novidade na série Evo M5 oferece o Zero Connect Box, uma conexão sem fio que elimina cabos visíveis.
Foto: Samsung/Reprodução
Durante a abertura da feira, a Samsung revelou a Vision AI, onde é possível pesquisar, traduzir instantaneamente conteúdo da tela e acessar informações de segurança da casa.
Foto: null
Além da interatividade, a empresa destaca que a sua ferramenta de IA melhora de forma significativa a qualidade de imagem e som porque ela consegue analisar o conteúdo e o ambiente em tempo real, afim de ajustar a qualidade.
Foto: Samsung/Divulgação
A gigante sul-coreana otimizou o recurso chamado Generative Wallpaper para gera a partir de IA imagens personalizadas em 4K na tela da TV, de forma a integrar a decoração do ambiente. Além disso, a Samsung tem um serviço exclusivo que reúne mais de 3 mil obras de arte de instituições como o MoMA.
Foto: TCL
Os lançamentos da marca contam com até 53% mais brilho. Conhecida por ter um bom custo benefício, as TVs da TCL vão saltar em termos de qualidade e atingir uma faixa mais premium. A melhoria se deve a junção das tecnologias Quantum Dot (QD)e Minileds, que permitem controle mais preciso da luz de fundo.
Foto: TCL
A tela QM6K Mini LED mostra o que a TCL diz ser “incomparável” por oferecer qualidade de imagem em sua faixa de preço. Na tela há um painel de 144 Hz possibilita fazer 288 Hz VRR no modo game, um modo Dolby Vision Filmmaker Mode, sistema Google TV (que permite controle por voz). Também existe o modo sono, que reproduz sons para dormir.
Foto: Hisense/Divulgação
A fabricante chinesa de eletrodomésticos apresentou tecnologia focada em telas maiores. A ideia é eliminar as limitações da iluminação de fundo tradicional e oferecer contraste preciso, cores vibrantes e uma experiência de visualização que estabelece um novo padrão para a indústria, segundo a empresa.
Foto: Hisense’s/Divulgação
O chip Hi-View AI Engine X da Hisense otimiza cores e detalhes com algoritmos de IA, além de reduzir reflexos com nanocristais pretos para maior clareza em ambientes iluminados. Com brilho de até 10.000 nits e 95% do espaço de cor BT.2020, oferece cores vibrantes, o que eleva displays domésticos.
Foto: John Locher/AP
CES 2025: Sony anuncia preço do seu carro com inteligência artificial; pré-venda já está disponível
João Pedro Adania