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Quem gosta de vinho e está adentrando o mundo dos mais diferentes rótulos já deve ter percebido que ter apenas uma garrafa em casa não é o suficeinte.
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A tarefa de comprar vinho pode se tornar um problema de escolha, logística e preço para quem não tem muita experiência e uma das soluções para isso é se inscrever em um clube de vinho.
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Em busca de descobrir se esses clubes valem mesmo a pena, especialistas do Guia dos Vinhos foram atrás de entender como funcionam essas assinaturas e quais clubes oferecem mais vantagens, confira a seguir:
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Conhecido pela prática de descontos, oferece assinaturas com kits de vinho que buscam atrair o consumidor pelo preço e pela quantidade. Os kits variam de duas a seis garrafas por assinatura mensal.
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A revista especializada em vinho Adega possui um clube onde oferece uma grande variedade de categorias de assinaturas - são onze no total. Vão desde os vinhos mais simples, duas ou três garrafas por mês, até os mais sofisticados e caros.
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Autodenominado um clube de vinhos sem frescura, oferece quatro opções de assinatura, de duas a quatro garrafas mensais. A seleção de rótulos é feita por Déco Rossi, autor do blog EnoDeco e especialista formado pelo instituto inglês Wine&Spirits Education Trust (Wset).
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O Guia dos Vinhos é um projeto do Estadão que busca ajudar na escolha de vinhos. Essa tarefa é realizada por quatro profissionais com passagens na grande imprensa: Suzana Barelli, Marcel Miwa, Beto Gerosa e Ricardo Cesar. O maior objetivo do guia é ser uma espécie de GPS do vinho bom e acessível nas faixas de preço mais consumidas no Brasil.
Beatriz Castro - Radar