Foto: George Dolgikh/AdobeStock
Descubra quais características da bebida são mais adequadas para as harmonizações
Foto: Renan Alves/Divulgação
O mês de junho traz dias de temperaturas mais baixas. Com isso, alguns alimentos se tornam muito comuns nesse período, como fondues, que harmonizam com bons vinhos.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Um teste promovido pelo Paladar com especialistas comprovou essa boa combinação com diferentes rótulos. Os vinhos foram provados às cegas com o objetivo de eleger as duplas perfeitas dependo do tipo de fondue escolhido: queijo ou chocolate.
Foto: M.studio/AdobeStock
O sabor persistente e textura cremosa desse fondue sugerem vinhos brancos e espumantes, especialmente os envelhecidos ou feitos com a uva Chardonnay. Descubra quais:
Foto: Taba Benedicto/Estadão
O Duquesa Pedro Ximénez, de aromas cítricos, teor alcoólico mais elevado e aspecto untuoso, é uma ótima sugestão.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Outra é o Coelheiros Branco 2018, com notas de frutas brancas, estrutura, corpo integrado e períodos em barricas de carvalho durante a produção.
Foto: Atlas/AdobeStock
A intensa doçura e gordura dos chocolates representam um desafio para a harmonização com vinhos, pois eles precisam se igualar essa doçura. Vinhos fortificados são boas opções:
Foto: Taba Benedicto/Estadão
O Ramos Pinto Porto Ruby, encorpado, com notas de frutas vermelhas, potente e untuoso, oferece textura adequada e equilíbrio de sabor e gordura ao chocolate, tornando-se uma ótima sugestão.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Outra é o Clos de Luz Azuda Garnacha 2019, que surpreendeu pela doçura ideal para a harmonização. Ele apresenta potência, notas frutadas de frutas vermelhas e teor alcoólico mais elevado.
Foto: Chalezinho/Divulgação
Se você está procurando bons fondues para experimentar em São Paulo, alguns exemplos de restaurantes, recomendados por chefs, oferecem essas delícias com qualidade. Confira todos eles no link.
Juliane Moreti - Radar