Foto: Instituto Gourmet
Doce típico das festas juninas, a canjica é perfeita para espantar o frio de uma forma saborosa. Aprenda as dicas do chef Lierson Mattenhauer, do Xepa, para preparar essa receita deliciosa.
Foto: Neide Rigo/Estadão
O doce pode ser feito de milho branco ou milho amarelo. A principal diferença entre eles é a textura. O milho branco é macio e tem o sabor suave, enquanto o milho amarelo é mais firme, de sabor mais forte.
Foto: FELIPE RAU
Muita gente se pergunta: devo deixar o milho de molho antes de fazer a canjica? Antes de ir para a panela, o milho deve ser bem lavado e deixado de molho por, no mínimo, 12 horas.
Foto: Alexandre Schneider|Instituto Brasil a Gosto
A consistência da canjica é fundamental para o resultado final do doce. O ponto ideal é quando ela está macia e cremosa, mas ainda tem uma textura firme.
Foto: Tomaz Vello
Além das 12 horas em que o milho está de molho, o tempo do preparo pode variar dependendo do tipo de milho utilizado. Em geral, a canjica leva cerca de 1 hora para cozinhar.
Foto: Alexandre Schneider|Instituto Brasil a Gosto
Depois de cozida, a canjica não é um alimento que dura muito tempo na geladeira. Mesmo assim, você pode armazená-la em um recipiente hermético por até 3 dias.
Foto: La Peruana
Agora que você já sabe as dicas, que tal conferir o passo a passo completo para preparar a canjica perfeita em casa?
Beatriz Castro - Radar