Foto: Brown Forman

Uísque

7 segredos de Jack Daniel’s

Descubra curiosidades sobre o uísque mais famoso do mundo

Foto: null

1. Nº 7

O 7 no rótulo icônico não é o tempo de envelhecimento do líquido. Há quem diga que era o número de namoradas que Jack Daniel mantinha simultaneamente, que foi a idade com que começou a fazer uísque, que era o número do trem que transportava os barris. A resposta garantida? Ninguém tem.

Foto: Brown Forman

2. Maldição

Dizem que no único dia em que chegou mais cedo ao trabalho, Mr. Jack já tinha quase 60 anos. Sem saber o que fazer, decidiu abrir o cofre, mas não lembrava a senha. Na força do ódio, chutou o cofre, quebrando o dedo do pé. O ferimento gangrenou e a infecção decorrente levou primeiro sua perna, depois sua vida.

Foto: Brown Forman

3. Terroir

Dentre os ingredientes essenciais de Jack Daniel’s, sua localização, sua gente (60% do staff é de familiares) e o fato de toda noite chegar o milho, cevada e centeio que “cozinham” com água e leveduras. A água é de fonte própria, protegida por uma caverna. Água ferrosa é ruim para uísque, mas essa é filtrada pelas pedras calcárias e está sempre a 13°C graus.

Foto: Estadão

4. Música

Mick Jagger e Keith Richards dos Rolling Stones’, Jimmy Page do Led Zeppelin, Slash do Guns’n’Roses, Lemmy Kilmister do Motörhead e Bruce Springsteen já foram flagrados com sua garrafinha de Jack, mas o único a ter um rótulo em sua homenagem, foi Frank Sinatra.

Foto: Brown Forman

5. The Voice

Célebre uísqueiro, em 1955, Sinatra, com um copo e três pedras de gelo, anunciou no palco: “Senhoras e senhores, este é Jack Daniel’s, e é o néctar dos deuses”. A partir daí, a destilaria garantiu que seu copo nunca esvaziasse. Quinze anos após sua morte, foi lançado o Jack Daniel’s Sinatra Select, edição limitada que celebrou o centenário do cantor.

Foto: Maurício Porto

6. Tipo

Apesar de não se identificar como tal, Jack Daniel’s é um bourbon. Para ser classificado assim, deve ter um mosto de pelo menos 51% de milho (o restante pode ser de centeio, trigo ou cevada) e envelhecer em carvalho novo carbonizado. O Tennessee Whisky, como Jack, tem a especificidade de vir do estado do Tennessee e passar pelo Processo do Condado de Lincoln, que filtra a bebida com carvão.

Foto: Brown Forman

7. Barris

Feitos diariamente à mão com carvalho branco americano, os barris de Jack Daniel’s não têm prego e nem cola. São feitos em Louisville, armazenam o conteúdo de 240 garrafas e não são reutilizáveis. Uma vez usados vão para destilarias na Escócia, Canadá, Jamaica e Irlanda e para marcas como a Tabasco.

Reportagem

Fernanda Meneguetti