Foto: Enlightened Media/ Adobe Stock
Do suco verde às saladas e pratos, os vegetais verde-escuros são verdadeiros aliados da saúde. Eles dão aquele toque especial na cozinha e ainda trazem muitos benefícios.
Foto: LIGHTFIELD STUDIOS/Adobe Stock
Verduras verde-escuras protegem a visão, fortalecem as artérias e beneficiam o cérebro. Ricas em carotenoides, vitaminas A, C e ácido fólico, combatem radicais livres e estimulam a serotonina, melhorando o bem-estar. Suas fibras ainda favorecem a saúde intestinal e mental.
Foto: Milleflore/ Adobe Stock
Rico em potássio e vitamina C. Para manter fresco, deixe os talos em água gelada e consuma logo. Seu sabor picante destaca saladas, combinando com frutas como laranja e kiwi. Também é ótimo em ensopados e carne de panela, adicionado ao final do preparo.
Foto: alex9500/Adobe Stock
De origem europeia, tem as variedades ramosa e ninja (cabeça única). Rico em ácido fólico e sulforafano, é estudado por ajudar na redução do risco de câncer. Vai bem em saladas, sopas, massas e pratos com carne ou frango.
Foto: Bowonpat/ Adobe Stock
Clássica na culinária mineira refogada ou na feijoada, pode ser usada crua em sucos para preservar a vitamina C. Deve ser armazenada na geladeira, em saco plástico ou vasilha tampada.
Foto: Tadeusz Marx/ Adobe Stock
Frequentemente refogada no azeite, combina com arroz e feijão ou serve como recheio de panquecas, esfihas e cobertura de pizzas.
Foto: Natasha Breen/ Adobe Stock
Pouco usado cru devido ao sabor e textura, mas é ótimo em suflês, omeletes, massas, risotos e sopas. Tem nitrato, que ajuda a melhorar a elasticidade das artérias e a circulação sanguínea.
Foto: Sea Wave - stock.adobe.com/Adobe stock
Picante, é ótima em sanduíches e combina bem com salmão defumado. Misturá-la com folhas suaves, como alface, é uma boa opção para salada. Rica em luteína, zeaxantina (para saúde ocular) e vitamina K (para ossos).
Foto: pilipphoto/ Adobe Stock
Pouco conhecido, o almeirão tem sabor amargo e é originário da região mediterrânea. É rico em vitamina A e algumas do complexo B. Fica ótimo refogado no azeite, em tortas, bolinhos e recheios, como pastel com carne e ricota.
Foto: dragonstock/ Adobe Stoc
Quer saber como higienizar seus legumes da maneira certa? Confira as dicas e aprenda o jeito correto de deixar seus legumes prontos para o prato.
Beatriz Yamamoto