Foto: Superingo | Adobe Stock
A resposta é sim. O açafrão-da-terra, quase sempre chamado apenas de açafrão, pode gerar confusão por causa de suas várias nomenclaturas, entre as mais comuns: cúrcuma.
Foto: Anton Ignatenco | Adobe Stock
Da mesma família do gengibre, seu sabor está mais para o amargo, mas a coloração é tão forte que uma pequena colher do pó é suficiente para colorir e dar sabor aos pratos.
Foto: ROBERTO SEBA/ESTADAO
A cúircuma faz parte dos “superalimentos”, ingredientes famosos por possuírem substâncias protetoras e que agregam diversos benefícios à saúde. Por isso, é muito vantajoso incluir a cúrcuma como parte de uma alimentação saudável.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
O açafrão ou cúrcuma tem compostos antioxidantes, sendo ótimo para ser um aliado no tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite e a fibromialgia. Além disso, tem potencial terapêutico para auxiliar na redução do colesterol LDL e triglicérides.
Foto: Sergio Castro/Estadão
Considerado um tempero natural, pode ser usado em vários pratos, já que é meio oleoso, e o calor favorece a liberação de seus compostos aromáticos. Veja sugestões de receitas a seguir:
Foto: Vitória Magalhães | Anhembi Morumbi
Essa receita de frango leva cúrcuma, tomate pelado, pimenta-do-reino preta e sal. Além de saborosa, tem ingredientes que contribuem muito para a saúde.
Foto: Vitória Magalhães | Anhembi Morumbi
Com a cúrcuma o seu arroz branco pode ficar mais saboroso e enriquecido, trazendo benefícios antioxidantes. Com cebola e alho fica ainda melhor.
Foto: Vitória Magalhães | Anhembi Morumbi
O grão-de-bico misturado com cúrcuma, ervas finas, pimenta e sal fica com o sabor na medida certa.
Beatriz castro - Radar