Foto: weyo/Adobe Stock
Conhecido desde a Antiguidade, o alho é consumido como tempero em todo o mundo e é indispensável na cozinha, podendo ser consumido cru, frito, cozido ou assado.
Foto: Aida Servi/Adobe Stock
Natural da Ásia, ele faz parte de uma família que inclui a cebola, a cebolinha e o alho-poró. Na cozinha, a sugestão é usar sempre o vegetal fresco e evitar aqueles produtos prontos, já que a tendência é que ocorra oxidação e o alimento perca qualidade.
Foto: M.studio/Adobe Stock
Considerado um superalimento, seu caráter medicinal, tão conhecido quanto suas qualidades gastronômicas, mostra que ele ajuda na proteção cardiovascular, sobretudo como agente aliado contra a hipertensão, além de ter efeitos benéficos nas taxas de glicose e de colesterol, conforme aponta a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde, do Estadão.
Foto: weyo/Adobe Stock
A melhor forma de consumí-lo é cru ou acrescentá-lo ao final das preparações. Mas vale lembrar que nenhum alimento é mágico e não adianta apostar no alho se sua alimentação for recheada de opções pouco saudáveis.
Foto: Karsten Moran/NYT
Quando usado cru, o alimento preserva toda a sua potência e, quanto mais picado, mais forte será o sabor. Essa opção vai muito bem em receitas como pesto e aioli.
Foto: Andrew Scrivani/The New York Times
Para não passar do ponto e amargar, ponha o alho em manteiga ou óleo frios. Quando chiar, tire do fogo. Não deixe dourar: ele continuará ‘fritando’ por alguns segundos fora do fogo. Uma boa sugestão é fazer chips de alho para acompanhar outros pratos.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Neste tipo de preparo, o alho ganha outra personalidade e fica dócil e macio. É uma ótima opção para temperar alimentos também cozidos.
Foto: Márcio Fernandes/Estadão
Ao desidratar no forno, os açúcares do alimento acabam com a pungência. O resultado é um caramelado que combina com carnes e batata. O sabor doce não lembra em nada o do alho cru.
Foto: Marcelo Barabani/Estadão
Agora que você já sabe os benefícios do alho e como utilizá-lo na cozinha das mais diversas formas, aprenda algumas receitas com ingrediente que é um superalimento.
Foto: Márcio Fernandes/Estadão
Esse prato traz todo o sabor do peixe grelhado com a crocância do alho frito. É a sugestão perfeita para um almoço ou um jantar.
Foto: Divulgação Vito's Pizza
Um petisco gostoso e fácil de fazer, essa receita é a escolha perfeita para reuniões e festas informais. É uma entrada semelhante ao pão de alho, mas feita com massa de pizza.
Foto: Tiago Queiroz
Também conhecido como azeite aromatizado, essa receita nada mais é do que a conserva de alho junto com azeite de oliva. Fácil de fazer, demora apenas 5 minutos para ficar pronta e precisa marinar por 3 dias na geladeira.
Beatriz Castro - Radar