Foto: nancy10 - stock.adobe.com/Adobe stock
Cru, torrado, cozido, doce, salgado, em pasta. São diversas as formas de consumir amendoim e, acredite se quiser, ele pode ser bom para a saúde.
Foto: Mouse family - stock.adobe.com/Adobe stock
De acordo com especialistas, numa porção de 100 gramas, 50 gramas são de gordura (óleo), o que parece alto, mas se trata apenas de gordura insaturada, considerada uma ‘gordura boa’ e que não está associada com doenças.
Foto: monticellllo - stock.adobe.com/Adobe st
Ele também concentra proteínas, nutrientes essenciais para a formação de músculos, e fibras, que facilitam o funcionamento do intestino, como mostra a matéria de Beatriz Bulhões, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Dimasobko/ Adobe Stoc
Ele pode servir como um lanchinho no meio da tarde ou funcionar como um aperitivo para abrir o apetite antes do almoço ou jantar.
Foto: Dmitr1ch/ Adobe Stock
O único problema de consumir o amendoim são as calorias. Em 100 g de amendoim, há cerca de 600 calorias, o que é muito. Mesmo que a gordura seja considerada ‘boa’, ela segue sendo gordura, ou seja, fornece altas doses de calorias.
Foto: Touchr/Adobe Stock
Em geral, especialistas recomendam de 30 a 40 gramas de oleaginosas por dia, o famoso punhado. Essa porção de amendoim fornece por volta de 190 calorias.
Foto: pcbang - stock.adobe.com/Adobe st
As versões mais recomendadas são o amendoim cru, in natura, torrado ou cozido. As pastas de amendoim com o selo ‘integral’ também são uma ótima escolha.
Foto: Hafiez Razali - stock.adobe.com/Adobe stock
O Paladar testou às cegas 10 marcas de pasta de amendoim encontradas nos supermercados. Por se tratar de um produto integral, ou seja, composto apenas de amendoim, a avaliação teve como parâmetro o sabor do próprio amendoim.
Foto: Estadão
O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e, com a ajuda de especialistas, define um ranking com as melhores escolhas.
Foto: Jéssica Reis
O amendoim rende sobremesas, pratos salgados e até bebidas. Deliciosas, estas receitas valem a pena ser aproveitadas durante o ano inteiro.
Beatriz Castro - Radar