Foto: Adobe Stock/Peera
Técnicas práticas para garantir a qualidade das peças assadas
Foto: Regina Foster - stock.adobe.com
Na hora de preparar o churrasco, é comum que hajam alguns problemas, como a diminuição e perda de calor das brasas, ou até mesmo um calor descontrolado que queima as carnes por fora mas as deixa cruas por dentro. Quando isso acontece, como contornar?
Foto: Cortés Asador
Quando acontece do calor diminuir durante o cozimento das carnes, muitos interrompem o processo para adicionar mais carvão à churrasqueira, mas tirar as peças bruscamente do contato com o calor não é uma boa opção, e até que a nova porção de carvão se inflame pode demorar.
Foto: Sérgio Castro/Estadão
Para evitar essa situação, é preciso colocar uma quantidade generosa de carvão na churrasqueira antes de iniciar o cozimento, com uma área em menor quantidade para que o nível de calor seja menos intenso.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Há um método fácil para garantir que o fogo perdure no carvão, basta deixar as brasas cobertas com cinzas. Isso resultará em um calor consistente por horas, mesmo na área que tem menos carvão, só que o calor será mais suave.
Foto: ROBERTO SEBA|DIVULGAÇÃO
O calor pode ser controlado com a posição das carnes na grelha. Peças que precisam de temperaturas menores podem ser colocadas na área com menos carvão, já as que precisam de brasas intensas podem ser alocadas na parte mais quente.
Foto: Tiago Queiroz|Estadão
Algumas versões da grelha vêm com regulação de altura, o que facilita ainda mais o controle do calor. Para temperaturas mais fortes, basta deixar o aparelho em um nível mais baixo, mais próximo das brasas, já para temperaturas mais suaves, é só subir.
Rafaela Beatriz - Radar