Foto: Divulgação Senac
As esfihas podem ter uma variedade de recheios, mas um dos mais queridos e famosos é o de queijo, especialmente na esfiha aberta.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Apesar de ser encontrado na culinária árabe, no Brasil houve uma adaptação desse recheio e diveros tipos de queijos podem ser utilizados no preparo.
Foto: Luiz Henrique Mendes/ Adobe Stock
Para fazer a tradicional esfiha aberta de queijo com um toque brasileiro, a professora Paula Martins Chueri, do Senac, ensinou uma receita simples e prática. Confira a seguir:
Foto: Kiboka/ Adobe Stock
Para a massa, você vai precisar de farinha de trigo, sal, açúcar, fermento biológico seco e água. Já para o recheio os únicos itens necessários são queijo ralado e queijo mussarela ralado.
Foto: Sunny Forest - stock.adobe.com/Adobe stock
Separe a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela e misture. Acrescente o fermento seco e derrame metade da agua da receita. Vá misturando e acrescentando o restante da água aos poucos, até o ponto desejado.
Foto: Pixel Shot/ Adobe Stock
Sove até desenvolver o glúten e abra a massa para incorporar a banha. Sove novamente até a gordura ser absorvida. Verifique o ponto e deixe descansar por 10 minutos coberta na bancada. Em seguida, divida e boleie a massa em porções de 80 gramas.
Foto: Divulgação Senac
Imediatamente abra a massa, recheie e feche de acordo com a modelagem desejada. Leve para assar a 200°C até dourar. Para adicionar o recheio à receita, rale os queijos e misture com cheiro verde. Caso precise, acrescente o sal e a pimenta do reino para finalizar.
Beatriz Castro - Radar