Foto: Roberto Seba/Estadão
A receita leva poucos ingredientes, mas exige uma atenção especial no preparo
Foto: FELIPE RAU
É fácil encontrar iogurte no mercado, sob vários formatos, marcas e sabores, mas se você deseja eliminar da sua alimentação os conservantes e aditivos comuns em produtos industrializados, fazê-lo em casa pode ser uma boa opção.
Foto: 31 Restaurante
Além de saudável, o iogurte feito em casa é econômico porque leva apenas dois ingredientes: leite e limão. O segredo para obter aquela textura característica está no processo de cocção e fermentação.
Foto: tashka2000/Adobe Stock
Iogurte nada mais é do que um laticínio fermentado, e por isso deve ter um processo seguido à risca. O leite com suco de limão, depois de servido, tem de esfriar em temperatura ambiente por 20 horas na primeira etapa. Confira o passo a passo no link abaixo.
Foto: Felipe Rau/Estadão
O consumo desse e de outros alimentos fermentados fazem bem não só à flora intestinal, mas à saúde mental também por meio de um ecossistema enriquecido por bactérias probióticas.
Foto: Shisu_ka/Adobe Stock
Isso impacta diretamente na regulação do humor, pois um intestino saudável favorece a produção de neurotransmissores como a serotonina e substâncias anti-inflamatórias.
Foto: Felipe Rau|Estadão
Além do iogurte, também entra na lista de fermentados benfeitores à saúde alimentos como vinagre, kefir, pães de fermentação natural, hortaliças em conserva e outros laticínios enriquecidos. Descubra mais sobre esses alimentos saudáveis no link.
Rafaela Beatriz - Radar