Foto: Roberto Seba|Estadão
Esse prato típico da culinária mineira fica pronto em pouco tempo e pode acompanhar as mais diversas refeições
Foto: Marcos Mendes/AE
O tutu é uma das muitas delícias criadas no Estado de Minas Gerais, feito a partir do clássico feijão carioca cozido em pressão, processado em liquidificador. A seguir, você confere dicas do chef Marco Aurélio Sena para elaborar um prato delicioso e equilibrado em uma receita simples.
Foto: M. Makela - stock.adobe.com/Adobe st
A receita exige ingredientes como farinha de mandioca, alho, linguiça calabresa defumada, cebola, cominho, pimenta dedo-de-moça, cebolinha, bacon, louro, óleo e, claro, feijão do tipo carioca.
Foto: Rafael - stock.adobe.com/Adobe stock
Em uma panela de pressão, o óleo deve ser despejado para refogar para refogar pimenta e alho. Em seguida, deve-se adicionar o feijão com dois litros de água, sal e cominho, deixando tudo cozinhar por 30 minutos.
Foto: nito | Adobe Stock
Com o feijão cozido, agora é hora de colocá-lo com caldo no liquidificador junto com a farinha de mandioca e deixar a mistura batendo até formar um creme.
Foto: nenetus/Lifestock/Adobe Stock
A última etapa consiste em fritar a calabresa e o bacon até dourar bem, depois adicionar a cebola e refogar. Com esses itens prontos, basta misturar com o creme, acertar o sal e acrescentar cebolinha picada.
Rafaela Beatriz - Radar