Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Descubra quais são os estilos mais adequados para essa combinação, ideal para relaxar em casa.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
O vinho e o chocolate são capazes de criar o que os especialistas chamam de ‘’terceiro sabor’', com uma experiência bastante agradável no paladar. Mas existem critérios para acertar nessa harmonização:
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Os pontos específicos a serem analisados antes de tentar criar uma combinação são o teor alcoólico, a doçura e a intensidade de ambos.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Especialistas sugerem a harmonização por similaridade, ou seja, se o chocolate for ao leite, o vinho deve possuir nuances doces, e assim por diante. Isso reforça a importância dos aspectos do vinho se alinharem com os do chocolate na harmonização.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Vinhos fortificados são as melhores opções para saborear com chocolates, mas estilos como Malvasias, considerados potentes, e o Banyuls, que combina com o chocolate amargo, são boas opções para essa harmonização. Entenda detalhes no link.
Foto: Africa Studio/Adobe Stock
Quer aprender mais sobre essa harmonização? Um teste em conjunto com especialistas listou os vinhos que mais combinam com ovos de Páscoa, mas você pode substituir os ovos por versões em barras e doces com aspectos semelhantes. Descubra o resultado no link.
Juliane Moreti - Radar