Foto: Alex Silva
Nada contra o leite condensado, mas a chef Helô Bacellar se propôs a fazer um beijinho clássico de antigamente substituindo o ingrediente típico dos docinhos de festa por outros.
Foto: Giovani Dressler/ Adobe Stock
¼ de xícara de água, ½ xícara de açúcar comum, 1/3 de colher (chá) de essência de baunilha, 10 g de manteiga, 1/2 xícara de coco fresco ralado, 1/3 de xícara de leite de coco, 1/3 de xícara de leite, 2 gemas, 2/3 de xícara de açúcar comum para enrolar, 18 cravos-da-índia e manteiga para untar.
Foto: yta - stock.adobe.com/Adobe st
Numa panela pequena, misture a água, o açúcar e a baunilha até dissolver. Aqueça e deixe ferver por uns 2 minutos, até surgirem bolhas grandes e brilhantes.
Foto: Sbo.ow-j/ Adobe Stock
Retire a panela do fogo, junte a manteiga e deixe amornar por uns 10 minutos.
Foto: Sea Wave/AdobeStock
Enquanto isso, regue o coco ralado com o leite de coco e o leite e deixe descansar para hidratar.
Foto: ELIJA - stock.adobe.com/Adobe st
Coloque na panela a mistura de coco e as gemas e volte para o fogo. Sempre mexendo, cozinhe a cocada em fogo baixo por uns 10 minutos, até a encorpar, brilhar e descolar do fundo da panela.
Foto: Pixel Shot/ Adobe Stock
Passe a cocada para um pote pequeno untado com manteiga, cubra com filme plástico e deixe esfriar por pelo menos 3 horas fora da geladeira para esfriar e firmar antes de enrolar.
Foto: Alex Silva
Para modelar, unte as mãos com um pouco de manteiga. Pegue uma porção de cocada com 1 colher (chá) e faça uma bolinha. Role no açúcar, espete um cravo no centro.
Foto: Alex Silva
Helô Bacellar também ensina a fazer olho de sogra, docinho de abacaxi e salgados como pastel de carne e de palmito no forno e pasta de tomate para sanduíches no caderno de receitas completo.
Giulia Howard