Foto: Le Cordon Bleu/Divulgação

Paladar

Aprenda a preparar sagu com vinho tinto e creme de confeiteiro para o Natal

Uma das receitas com sagu mais tradicionais é a que leva vinho tinto. O doce, que é comum na ceia de Natal, é saboroso e fácil de fazer.

Foto: Estudio Conceito - stock.adobe.com/Adobe st

Toque especial

Nesta receita simples, a sobremesa ainda ganha um toque especial e crocante com castanha de caju. Veja o passo a passo:

Foto: Julio Ricco - stock.adobe.com/Adobe stock

Ingredientes

Para o sagu, você vai precisar de tapioca pérola, água, vinho tinto seco aquecido, açúcar refinado, pau de canela e cravo. Para o creme de confeiteiro, utilize leite integral, açúcar refinado, fava de baunilha, gemas peneiradas e amido de milho.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ingredientes para o rocher de caju e montagem

Para o doce de caju crocante, use chocolate meio amargo, açúcar refinado, castanha de caju e manteiga sem sal para untar. Para a montagem, utilize creme de leite fresco gelado, suco de limão e flores comestíveis a gosto.

Foto: Kathleen JT/Adobe Stock

Passo 1 - Sagu

Coloque o sagu em uma panela funda e cubra com água. Coloque em fogo médio para cozinhar por 10 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo. Retire do fogo, escorra a água, passe a tapioca para uma peneira e lave bem em água corrente para retirar um pouco da goma. Reserve.

Foto: Firsova Margarita/Adobe Stock

Passo 2 - Vinho

Aqueça uma caçarola em fogo baixo e derreta o açúcar com a canela e o cravo. Adicione o vinho, deixe ferver e abaixe o fogo, cozinhando por 5 minutos. Acrescente a tapioca e cozinhe até as bolinhas ficarem translúcidas com um núcleo branco, por cerca de 30 minutos. Reserve na geladeira.

Foto: Helena Gomes | Estadão

Passo 3 - Creme de confeiteiro

Aqueça o leite com metade do açúcar e a fava de baunilha com as sementes até ferver. Bata as gemas com o restante do açúcar e o amido até formar um creme esbranquiçado. Adicione uma concha de leite morno às gemas, mexendo para temperá-las. Volte ao fogo, deixe ferver e cozinhe por 1 minuto e 30 segundos. Deixe esfriar.

Foto: Natalia/Adobe Stock

Passo 4 - Rocher de caju

Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Derreta o açúcar em fogo baixo até obter um caramelo dourado claro, adicione o xerez de castanha, misture bem e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga, modele bolinhas de 1 cm, mergulhe-as no chocolate e leve à geladeira por 20 minutos.

Foto: Estudio Conceito/Adobe Stock

Passo 5 - Montagem

Misture o creme de leite fresco com gotas de limão e bata até formar um creme firme. Reserve na geladeira. Monte as tigelas com creme de confeiteiro no fundo, seguido pelo sagu e uma quenelle de chantilly por cima. Decore com pedaços irregulares de rocher e finalize com pétalas de flores comestíveis.

Veja a receita completa

Foto: Vitoria Magalhães | Anhembi Morumbi

Veja também

Com um toque inspirado no pavê tradicional, esta versão utiliza kirsch, um licor de cereja, que adiciona o sabor característico da fruta típica do Natal.

Confira aqui

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais web stories