Foto: alex9500/Adobe Stock
O azeite de oliva e o óleo de soja são alguns dos óleos mais conhecidos e usados na cozinha, mas o que muitos não sabem é que o Brasil possui uma grande diversidade de óleos.
Foto: Anatoly Repin/Adobe Stock
Em sua maioria, esses óleos são regionais e extraídos de frutas e sementes, trazendo uma enorme gama de sabores para os pratos.
Foto: Duda Sebastian | Adobe Stock
Muitos desses óleos são usados apenas regionalmente, como é o caso do azeite de dendê, onipresente na culinária baiana. Outro exemplo é o óleo de pequi, que perfuma comidas do Cerrado, além dos variados óleos amazônicos usados na culinária da região Norte.
Foto: BESTIMAGE/AdobeStock
A maior concentração de óleos brasileiros está no Norte do país, onde há a maior diversidade de plantas oleaginosas. Apenas na Amazônia são conhecidos mais de cem tipos de plantas que originam óleos. No Nordeste, além do azeite de dendê, o óleo de licuri e o de coco se destacam na gastronomia.
Foto: New Africa - stock.adobe.com/Adobe st
No Centro-Oeste, o óleo de pequi e o de babaçu são usados na cozinha. No Sudeste, especificamente no Espírito Santo, já existe produção de óleo de macadâmia.
Foto: Tiago Queiroz
Agora que você já sabe quais óleos regionais são mais amados em regiões do Brasil, que tal aprender a utilizá-los na cozinha? Veja, a seguir, três sugestões:
Foto: FELIPE RAU
O azeite de dendê é extraído do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro. A polpa é uma massa gordurosa (bambá) e é dela que vem o óleo alaranjado de gosto característico.
Foto: al62/AdobeStock
O óleo de pequi também tem coloração forte e pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. Você pode usá-lo para temperar e colorir o arroz. Também é uma opção utilizá-lo na pipoca e em chocolates, até mesmo brigadeiros.
Foto: Freesia/Adobe Stock
Esse óleo é tirado de um coquinho de baixo rendimento de extração, o que encarece o óleo. É ótimo para temperar e finalizar pratos.
Beatriz Castro - Radar