Foto: monticellllo - stock.adobe.com/Adobe stock
Legumes e verduras são essenciais para uma alimentação saudável, mas armazená-los corretamente pode ser desafiador. Aprenda a maneira ideal de conservar esses alimentos.
Foto: Evan Sung|NYT
Para te ajudar a cuidar e guardar os legumes e verduras da forma correta, o Paladar conversou com especialistas que ensinaram alguns truques para evitar o desperdício e preservar os alimentos. Confira a seguir:
Foto: Alex Silva/Estadão
O grande inimigo das verduras é a umidade e, quanto mais água, mais rápido a alface, a rúcula ou mesmo a salsinha podem estragar. Para o dia dia, o ideal é lavá-las, depois secá-las, deixando-as bem secas para então armazenar em vasilhames bem fechados, que protejam do frio direto.
Foto: Pixel-Shot - stock.adobe.com/Adobe stock
No caso dos legumes, o ideal é congelá-los no freezer. O melhor jeito de fazer isso sem perder sabor e nutrientes é branqueá-los primeiro, ou seja, colocá-los na água quente e depois na água fria, antes de levá-los para congelar.
Foto: A.Kazak/ Adobe Stock
Caso não queira congelar os legumes, você pode armazenar os vegetais na parte menos fria da geladeira, principalmente as que são mais sensíveis a temperaturas muito frias, como berinjela, cenoura e pepino.
Foto: Valentina Rychkova - stock.adobe/Adobe stock
Mas não são todos os legumes que precisam ser guardados na geladeira. A batata, por exemplo, aguenta muito bem em locais arejados e principalmente com pouca luz.
Foto: bit24 - stock.adobe.com/Adobe stock
A cebola e o alho também não devem ser guardados na geladeira e podem ir direto para a fruteira, mas o ideal é guardá-los separados, por conta dos odores.
Foto: Danilin Vladsylav/ Adobe Stock
Além da batata, cebola e alho, outro alimento que não precisa ir para a geladeira é o tomate. Ele deve ser refrigerado apenas quando muito maduro ou em dias de muito calor, dentro de um saco bem seco e fechado, para evitar que a pele queime com o frio.
Beatriz Castro - Radar