Foto: Pixel-Shot - stock.adobe.com
O clássico arroz branco é o mais conhecido e consumido pelos brasileiros. No entanto, existem variações do grão, como o arroz integral.
Foto: New Africa - stock.adobe.com/Adobe stock
O que nem todo mundo sabe é que, na verdade, os dois tipos do grão têm quase a mesma quantidade de carboidratos e calorias, a diferença está nos nutrientes.
Foto: Paweł Kacperek/ Adobe Stock
A principal diferença entre os dois tipos de arroz é que o integral não passa pelo processo de “beneficiamento”. Para que o grão de arroz fique branquinho, é retirada a sua casca, o farelo e o gérmen, de onde a nova planta começa a brotar.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Nesse processo alguns nutrientes podem se perder e, por isso, a versão integral é considerada mais nutritiva. Ela apresenta mais fibras, proteínas, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B e fósforo, segundo a matéria de Layla Shasta, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Goffkein - stock.adobe.com/Adobe st
Essa decisão depende das preferências pessoais e hábitos alimentares de cada um. De acordo com a especialista, a troca não é necessária para todas as pessoas, já que o valor energético é o mesmo entre os dois tipos de arroz.
Foto: Cokr - stock.adobe.com/Adobe stock
Agora que você já sabe o que muda entre cada tipo de arroz, que tal conferir algumas receitas com a versão integral e também com o arroz branco? Veja a seguir:
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Um versão do tradicional bolinho de arroz feita com a opção integral do grão. A receita simples fica tão saborosa e crocante quanto a feita com arroz branco.
Foto: Rancho Português
Essa receita aproveita as sobras do bacalhau das festas de fim de ano e as transforma num prato prático e saboroso. O preparo de arroz integral com lascas de bacalhau foi idealizado pelo Chef Vitor Skif Brito.
Foto: Sergey Potapov/ Adobe Stock
Se você se cansou um pouco do arroz branco de todo dia, sempre temperado da mesma forma, existe uma solução: arroz de cúrcuma. Para fazer este preparo basta usar 4 ingredientes.
Foto: Pixel Shot/ Adobe Stock
Aprender a fazer um bom arroz, soltinho, branquinho e bem temperado é um dos primeiros passos dentro da cozinha.
Beatriz Castro - Radar