Foto: Gabriela Bilo/ESTADAO
Fritar frango pode ser simples na teoria, mas para ter um frango crocante por fora e suculento por dentro existem alguns segredos.
Foto: Karsten Moran|NYT
Quando se trata de fritar frango, não há certo nem errado. Mas é importante que o resultado seja um frango com casquinha que quebre e esfarele aos poucos. A seguir, veja como conseguir o frango frito perfeito:
Foto: Ecan Sung|NYT
Uma casquinha crocante e farelenta é a marca registrada de um frango frito perfeito. Para isso, é preciso cobrir a carne e a pele com algum tipo de farinha ou com uma massinha líquida.
Foto: Karsten Moran|NYT
O método mais fácil consiste em colocar o frango em um saco de papel grande com farinha temperada com sal, pimenta-do-reino e um pouco de páprica ou outra pimenta mais forte. Feche, sacuda bem e, ao retirar os pedaços, chacoalhe para retirar o excesso.
Foto: Sunny Forest/AdobeStock
Nem todo mundo gosta de usar farinha de trigo comum. Há quem prefira farinha sem glúten, de rosca ou a versão japonesa dela, o chamado panko. Todas funcionam na receita.
Foto: Gabriela Bilo/ESTADAO
Você pode fritar o frango por imersão, em muito óleo, ou usar o método da fritura rasa, que requer uma quantidade menor de gordura. Se essa for a sua preferência, o óleo tem que ficar a uma altura que cubra pelo menos a metade dos pedaços para garantir que frite bem dos dois lados.
Foto: New Africa/Adobe Stock
O ideal é manter a temperatura constante a 176°C. Você pode usar um termômetro de doces para monitorar o óleo e, se for iniciante, usar um termômetro de carnes para medir a temperatura interna do frango - ele ficará pronto quando atingir 74ºC.
Foto: pavel siamionov - stock.adobe.com/Adobe Stock
O melhor é usar uma frigideira larga e pesada com tampa. A de ferro fundido é a melhor opção, pois gera e retém o calor de maneira uniforme.
Foto: New Africa/Adobe Stock
Você pode usar a que preferir, o importante é usar uma que tenha ponto de fumaça alto, ou seja, que pode ser aquecido a altas temperaturas sem queimar. O do azeite e o da manteiga são baixos, por isso, não são recomendados.
Foto: Karsten Moran|NYT
Depois de tirar o frango da frigideira, deixe descansar um pouco antes de servir. Muitas pessoas colocam sobre um saco ou toalha de papel, mas isso pode deixar a pele encharcada. Uma boa dica é pôr os pedaços em uma assadeira e polvilhar com um pouquinho de sal para destacar o sabor.
Foto: Fortunato
Depois que você dominar a técnica de fritura, pode se aventurar em estilos de frango frito diferentes. Mas para começar, que tal o preparo básico? Confira todos os detalhes da receita no link.
Beatriz Castro - Radar