Foto: Adobe Stock
O kombucha é uma bebida gasosa, ácida e adocicada feita a partir da fermentação do chá por uma cultura de bactérias e leveduras
Foto: Amanda Perobelli/Estadão
O kombucha é rico em probióticos, que ajudam a equilibrar a flora intestinal e auxiliam na digestão. Além disso, possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres no corpo.
Foto: Ольга Пелевина/Adobe Stock
Para o preparo, pode-se usar qualquer tipo de chá (Camelia sinensis), mas outras infusões também funcionam, como o mate. Há quem faça ainda com café ou infusão de hibisco.
Foto: Neide Rigo|Estadão
Diferente da mãe do vinagre, que pode se formar sozinha a partir de um suco fermentado não pasteurizado, para fazer kombucha é preciso ou uma colônia ou ao menos um pouco de kombucha pronto.
Foto: Sergio Castro/Estadão
O processo de produção é muito simples. Você faz um chá como aquele que beberia, só que doce, espera esfriar, despeja num vidro com a mãe de kombucha e um pouco da bebida já fermentada. Depois, basta cobrir com pano e esquecer dele por uma semana.
Foto: jchizhe/Adobe Stock
Se preferir a bebida com sabor, é só acrescentar frutas, ervas aromáticas ou a combinação das duas e mais especiarias. Neste caso, deixe em infusão por 24 horas em vidro de boca larga fechado. Depois, coe em filtro de nylon, engarrafe e guarde na geladeira.
Foto: Neide Rigo|Estadão
Antes de partir para garrafas de vidro, faça isto em garrafas pets, pois, a depender da força da fermentação, as garrafas podem explodir. Por isto, jamais esqueça um kombucha fechado em temperatura ambiente. Fique sempre atento e tome cuidado ao abrir.
Foto: Lucas Terribili
Conheça a história e os benefícios da kombucha, bebida fermentada que está ganhando adeptos em todo o mundo.
Beatriz Castro - Radar