Foto: Alex Silva
A receita prática da chef Helô Bacellar, do Na Cozinha da Helô, abraçou o tradicional e não precisa de leite condensado para ficar docinho.
Foto: Sea Wave/AdobeStock
Você só precisa de água, açúcar comum, essência de baunilha, manteiga, coco fresco ralado (mas também pode ser coco úmido desidratado), leite de coco, leite, gemas e cravos-da-índia.
Foto: annapustynnikova - stock.adobe.com/Adobe st
Numa panela pequena, misture a água, o açúcar e a baunilha até dissolver. Depois aqueça e deixe ferver por uns 2 minutos, até surgirem bolhas grandes e brilhantes. Em seguida, retire a panela do fogo, junte a manteiga e deixe amornar por uns 10 minutos.
Foto: ELIJA - stock.adobe.com/Adobe st
Enquanto isso, regue o coco ralado com o leite de coco e o leite e deixe descansar para hidratar. Coloque na panela a mistura de coco e as gemas e volte para o fogo.
Foto: Ruslan - stock.adobe.com/Adobe stock
Sempre mexendo, cozinhe a cocada em fogo baixo por uns 10 minutos, até a encorpar, brilhar e descolar do fundo da panela, deixando uma natinha rendada na base. É importante ter cuidado, pois quando o doce começa a ferver, ele espirra bastante e pode queimar, pois fica muito quente.
Foto: Giovani Dressler/ Adobe Stock
Passe a cocada para um pote untado com manteiga, cubra com filme plástico e deixe esfriar por 3 horas fora da geladeira. Modele com as mãos untadas de manteiga. Pegue a cocada com 1 colher e faça uma bolinha. Role no açúcar e espete um cravo no centro.
Foto: Geisa Borrelli/ Adobe Stock
Coloque os doces nas forminhas de papel e guarde num pote fechado em temperatura ambiente por até 3 dias, depois disso o beijinho começa a ressecar.
Foto: Daniel Teixeira | Estadão
Agora que você sabe fazer beijinho, que tal fazer a duplinha mais clássica dos aniversários e preparar um brigadeiro? A receita prática é fácil e rende bastante:
Julia Burian - Radar