Foto: Nahhan/Adobe Stock
A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (PANC) rica em nutrientes e que cada vez mais aparece em receitas.
Foto: oscaryoshinori/Adobe Stock
Nativa das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, essa planta se destaca por suas flores coloridas e frutos ricos em vitaminas, que podem ser utilizados em receitas como geleias, sucos, licores e mousses.
Foto: Adobe Stock
De acordo com um material produzido pela ONG WWF Brasil e pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, a planta é rica em magnésio, zinco e vitamina C, essenciais para a saúde.
Foto: cabuscaa - stock.adobe.com/Adobe stock
Além disso, a PANC possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, que apresentam efeitos terapêuticos, tornando a ora-pro-nóbis uma opção ainda mais atrativa para quem busca alimentos funcionais que promovam não apenas nutrição, mas também a recuperação do organismo.
Foto: Adobe Stock
Antes de incluir a ora-pro-nóbis na rotina, alguns cuidados precisam ser tomados. As folhas com flores brancas e rosas devem ser branqueadas antes do consumo para evitar reações no organismo. Além disso, as folhas mais velhas devem ser refogadas para um melhor aproveitamento de suas propriedades, enquanto as folhas mais novas podem ser consumidas frescas, como em saladas.
Foto: Renata Sattler / Adobe Stock
Agora que você já sabe os benefícios e as melhores formas de consumir a PANC, que tal conferir algumas receitas? Veja a seguir:
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Feito com abóbora madura e queijo meia cura ralado, esse bolo tem um toque especial devido ao uso de PANCs e também é uma ótima opção para usar a ora-pro-nóbis.
Foto: Tadeu Brunelli|Estadão
O angu é um prato clássico do Brasil feito à base de fubá e água, mas também pode ficar ainda mais elaborado quando combinado com um delicioso creme de ora-pro-nóbis.
Foto: ALEX SILVA
Uma receita prática de arroz para o almoço, que leva abóbora e ora-pro-nóbis. Além de delicioso, esse prato fica extremamente nutritivo.
Foto: Md Anik/Adobe Stock
A taioba faz parte do grupo das PANCs e pode oferecer o dobro de magnésio e de fibras em relação a outros alimentos.
Beatriz Castro - Radar