Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Se tem algo que divide opiniões nas festas de fim de ano, é a uva-passa. Uns adoram a frutinha no arroz, outros preferem passar longe. Mas uma coisa é certa: ela é presença garantida no Natal, até mesmo nos panetones
Foto: al62 /adobe.stock
Não se sabe ao certo o motivo da inclusão do ingrediente nas receitas de fim de ano, mas existem hipóteses.
Foto: Narsil - stock.adobe.com/Adobe stock
Há séculos, as uvas simbolizam prosperidade. Seu uso em pratos natalinos remonta a rituais de povos antigos, como os romanos. A fruta era presença marcante em festivais que celebravam o solstício de inverno, com muita comida, bebida e música.
Foto: Dash - stock.adobe.com/Adobe stock
O consumo de uvas secas é igualmente antigo e remonta à Pré-História. Estima-se que tudo começou quando alguém experimentou um fruto caído da videira, naturalmente seco, e aprovou seu sabor.
Foto: Alex Silva/AE
Atualmente, são várias etapas durante o processo de secagem, que requer delicadeza no manuseio já a partir da colheita. Além disso, alguns nutrientes se intensificam nesse processo, como vitaminas do complexo B e sais minerais, caso do cobre, manganês, potássio, magnésio, boro e zinco.
Foto: Filipe Araujo/Estadão
A frutinha seca também contém uma quantidade boa de fibras, o que pode auxiliar no funcionamento do intestino. Há evidências de que ela colabore para o incremento do contingente de micro-organismos benéficos, favorecendo a microbiota intestinal.
Foto: Mariana Muniz | Mantra Restaurante
Por fim, a secagem da uva-passa acumula carboidratos, que ajudam a fornecer energia para o corpo, como mostra a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Raphael Criscuolo | Livro Sabores e Lembranças
Deixe sua ceia mais charmosa e colorida com essas receitas que levam uva-passa na composição.
Foto: chandlervid85 - stock.adobe.com/Adobe stock
Paladar revela as 20 melhores opções de panetone e chocotone para este Natal após avaliação às cegas com especialistas.
Beatriz Castro - Radar