Foto: Ricardo D'Angelo

Festa

Bistrô à brasileira faz 10 anos

Conheça o TonTon, um dos melhores restaurantes dos Jardins

Foto: Codo Meletti/Estadão

História

Ninguém falava em surf’n’turf quando as vieiras com presunto cru viraram hit no TonTon, dez anos atrás. Lugar em que moqueca e cassoulet sempre conviveram pacificamente, deixando a tradicional pimentinha da casa se instalar à mesa com naturalidade.

Foto: Ricardo D'Angelo

O chef

O TonTon é a cara e a síntese de Gustavo Rozzino, cozinheiro que iniciou a carreira na praia (ou melhor, no Manacá, com Edinho Engel), trabalhou com Luciano Boseggia e Claude Troisgrois, antes de viver 7 anos na Europa, entre Itália, França, Inglaterra e até iates!

Foto: Frederic Chamoux

Bib Gourmand

Presente em todas as edições do Michelin no Brasil, o TonTon é bistrô por essência, mas jamais disfarçou o sotaque nacional – daí o picadinho, o “gratin au crabe” (uma bela casquinha de siri), o bobó de camarão...

Foto: Lucas Terribili

Os clássicos

Não vale não começar com os croquetes de “côte de boeuf braisé” (costela assada por 12 horas) com dijonaise (maionese com mostarda de Dijon), não provar a moqueca com lula, camarão rosa e peixe, servida com arroz basmati, banana grelhada e farofa e, entre um e outro, encaixar o steak tartar picado na faca.

Foto: Codo Meletti/Estadão

As doçuras

Sobremesa é coisa séria. E imperdível! O gâteau aux figues (bolo de figo turco com toffee e gelato caseiro de nata) é um ícone paulistano e a tonguava (goiabada cascão artesanal, goiabada confit, creme de queijo e lascas de coco queimado) é das melhores versões de romeu e julieta que se tem notícia.

Foto: Ricardo D'Angelo

A dica

Injustiça ou privilégio com o chef Rozzino, o TonTon fez muito barulho no início. Com o tempo, virou aquele segredo bem guardado de quem mora nas redondezas e esconderijo de gourmands cansados de modismos.

Reportagem

Fernanda Meneguetti