Foto: Andrey Gonchar/Adobe Stock
Veja também testes do Paladar que elegeram os melhores azeites extra virgem e brasileiros das prateleiras
Foto: Mashimara/ Adobe Stock
Para adicionar sabor e aroma evidente às receitas, é necessário usar um azeite de qualidade. O Paladar consultou especialistas para entender como identificar um bom azeite no mercado:
Foto: Tiago Queiroz
Optar por uma embalagem maior pode garantir um uso prolongado do produto, enquanto escolher uma garrafa de vidro escuro é uma excelente maneira de preservar a qualidade do azeite.
Foto: FELIPE RAU
Ainda na embalagem, você pode observar a safra do produto. Essa indicação revela que se o azeite é novo, sendo a melhor escolha, pois está com aromas e sabores aflorados.
Foto: FELIPE RAU
Ao abrir a garrafa do produto, o aroma agradável e fresco, que remete a frutado verde ou grama cortada, também indica que o azeite é bom.
Foto: Anatoly Repin/ Adobe Stock
No paladar, o bom azeite deve apresentar equilíbrio entre o gosto frutado, picante e amargo, além de ter uma intensidade agradável.
Foto: Tiago Queiroz
O Paladar convidou especialistas para avaliar 20 marcas de azeite extra virgem, por meio de critérios específicos e elegendo a de maior qualidade.
Foto: FELIPE RAU
Em outro teste considerando azeites brasileiros, Paladar testou marcas produzidas em diversas regiões do país, com algumas opções se destacando principalmente pelo sabor.
Juliane Moreti - Radar