Foto: Jiri Hera/Estadão
Apesar de os dois serem classificados como queijos de mofo branco e virem da França, eles possuem diferenças entre si. O queijista Falco Bonfadini explica quais são elas.
Foto: Anastasila Petrych/Adobe Stock
Ambos são classificados como queijos de mofo branco, isto é, possuem uma casca branca e aveludada que é resultado de uma grande variedade de mofos (fungos) e/ou leveduras inseridas na sua produção. E, sim, ela é comestível e agrega muito ao sabor do queijo.
Foto: Débora Pereira/Profissão Queijeira
Tanto o Brie quanto o Camembert são feitos com leite de vaca, mas as bactérias utilizadas em sua produção são de diferentes tipos.
Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO
Os queijos sofrem uma forte influência do ambiente onde são produzidos, principalmente quando feitos de leite cru. O clima, a vegetação e alimentação do gado, altitude e muito mais também alteram seus processos.
Foto: Ilia Lesolenyi/Adobe Stock
O queijo brie tem um sabor menos intenso do que o Camembert, este que possui gosto de cogumelo mais presente enquanto o brie tem mais creme e é mais amanteigado no paladar.
Foto: Débora Pereira/Profissão Queijeira
Outro fator que os diferencia é o tamanho, com o brie sendo maior em diâmetro, enquanto o Camembert é feito em pequenas peças.
Foto: Valentyn Volkov/Adobe Stock
A 3ª edição do Mundial do Queijo Brasil acontecerá entre os dias 11 e 14 abril, em São Paulo, e contará com mais de 100 opções de queijos, bebidas e diversos produtos nacionais.
Giulia Howard