Foto: Werther Santana | Estadão
Entenda as diferenças e processos de produção de cada tipo de linguiça, desde a calabresa até a morcela, e saiba como usá-las na cozinha.
Foto: Werther Santana
Para isso, o professor do curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, Dawilson Fonte, explicou a diferença entre as variações de linguiça. Confira:
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
A linguiça calabresa é feita com carne suína, é curada e costuma ter um sabor picante. Ela pode ou não ser submetida ao processo de estufagem ou algo similar para desidratação e ou cozimento. Neste caso, o processo de defumação é opcional.
Foto: barkstudio - stock.adobe.com/Adobe stock
A linguiça portuguesa é de carne suína, curada e submetida ao calor da defumação. Normalmente possui um formato de ferradura, e um sabor forte de alho.
Foto: LEO MARTINS
Com junção de carnes suína e gordura suína, esta linguiça é crua e curada. É uma das opções favoritas para o churrasco.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
O paio é um tipo de linguiça que mistura as carnes suína e bovina, é embutida em tripas naturais ou artificiais, curada e submetida à ação da defumação.
Foto: Unsplash
É uma linguiça de carne de porco picada e marinada com temperos como o colorau, além de ser coberta com a pele do porco. Apesar do nome, é de origem espanhola.
Foto: divulgação
Mesclada com tripas de porco ou de carneiro, a morcela é recheada de sangue coagulado e outras especiarias.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Após compreender o processo de produção de cada tipo de linguiça, o Paladar testou algumas delas, incluindo a linguiça calabresa. Foram avaliadas 9 marcas diferentes desse embutido disponíveis nos supermercados.
Foto: LEO MARTINS
Assim como a linguiça calabresa, o Paladar testou o tipo toscana. Foram avaliadas 10 marcas às cegas. A marca Perdição conquistou o Selo Paladar. Confira no link mais detalhes da degustação.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Descubra as diferenças entre essas variações de linguiça e qual delas vale mais a pena investir na hora da compra, garantindo a melhor escolha para suas receitas.
Foto: Estadão
O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e com a ajuda de especialistas define um ranking com as melhores escolhas.
Beatriz Castro - Radar