Foto: Mikhail - stock.adobe.com/Adobe stock
Vamos do início, é café expresso ou café espresso? Na verdade, não importa muito. A palavra com “s” faz referência ao ato de espremer, sendo o conceito básico da máquina que prepara o café. A versão com “x” é só um abrasileiramento.
Foto: One Pixel Studio - stock.adobe.c/Adobe st
Essa bebida deliciosa nasceu na Itália junta da invenção da máquina de café que passa água pressurizada por uma camada de café torrado e moído compactado.
Foto: cherryandbees - stock.adobe.com/Adobe stock
Se você quer seguir a risca o jeito italiano, basta seguir a proporção de 1:4, ou seja, ¼ de onça peso (7 gramas) para se obter uma onça líquida (30 ml).
Foto: Leonardo Roza - stock.adobe.com/Adobe Stock
A diferença está no processo. No caso do café espresso, o pó de café é bem mais fino e sua compactação comporta-se como um filtro natural após a adição de água. Formam-se bolhas que dão um efeito de cremosidade.
Foto: evannovostro - stock.adobe.com/Adobe stock
Na verdade, isso é só uma forma de distração. A água com gás é utilizada para disfarçar as imperfeições e problemas da do café que está sendo servido.
Foto: Romolo Tavani - stock.adobe.com/Adobe st
No caso do café espresso, óleos com gorduras saturadas existentes na semente do café são transferidos para a bebida, logo, o consumo de espresso deve ser moderado em relação aos filtrados.
Gabriel Salim