Foto: HannaBg - stock.adobe.com
Antes de definir seu paladar para os diferentes tipos de café, é interessante entender as nuances das torras clara, média e escura, que podem transformar o sabor da bebida
Foto: fotogiunta - stock.adobe.com/Adobe st
Para isso, é necessário saber o que cada tipo de torra oferece ao consumidor e, desta forma, definir qual delas é ideal para você. Confira a seguir:
Foto: Olga Yastremska, New Africa, Afr
A torra clara é mais leve e, por ser um processo menos invasivo, preserva os óleos essenciais do grão, gerando uma bebida mais encorpada. A torra clara reduz o sabor torrado e achocolatado e os aromas para focar nas notas naturais e frutadas do café. Trata-se de aproveitar o café em sua forma mais natural. É uma boa pedida para quem gosta de cafés mais finos e delicados.
Foto: Hélvio Romero/Estadão
Uma torra média ainda carameliza os açúcares naturais presentes nos grãos de café. Como o nome já diz, ela é o equilíbrio dos aromas e sabores, com acidez no ponto, entre as torras clara e escura.
Foto: New Africa - stock.adobe.com
Às vezes chamado de torra francesa ou italiana, uma torra escura se refere ao café que é torrado por um período mais longo, dando aos grãos uma tonalidade enegrecida com um verniz oleoso. Seu gosto é menos ácido, mais amargo e acentuado.
Foto: Nishihama - stock.adobe.com/Adobe st
Essas torras não apenas diferenciam os cafés, mas também estão intimamente ligadas às ‘ondas do café’, que refletem as preferências dos consumidores ao longo do tempo.
Foto: Tiago Queiroz
Durante esse período, o café teve seu advento, mas era visto apenas como uma bebida funcional, um meio de consumo de cafeína e nada mais.
Foto: VP - stock.adobe.com/Adobe stock
Marcada pela popularização da Starbucks e das cafeterias, com foco em bebidas saborosas como cappuccinos e caramel macchiatos, a segunda onda teve seu auge nos anos 1990, quando a torra escura dominava o mercado.
Foto: Leonardo Roza - stock.adobe.com/Adobe Stock
Nos últimos 20 anos, a principal tendência do café tem sido uma abordagem mais técnica e cuidadosa, valorizando a apreciação semelhante à do vinho. Isso inclui um foco no conhecimento sobre o produto e uma preferência crescente por torras leves e médias, que realçam os sabores de forma mais delicada.
Foto: Olga Yastremska, New Africa, Afr
Apesar da tendência da terceira onda, o café solúvel continua popular, agora com versões liofilizadas que oferecem mais sabor. O Paladar testou seis marcas desse estilo nos supermercados e ranqueou os melhores produtos. Confira no link.
Foto: Estadão
O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e, com a ajuda de especialistas, define um ranking com as melhores escolhas. Confira a seguir outras bebidas testadas por Paladar.
Beatriz Castro - Radar