Foto: HannaBg - stock.adobe.com
Especialista ensina 5 jeitos de fazer café em casa para ter uma bebida saborosa e do jeitinho que você preferir, do café coado até o espresso.
Foto: Tiago Queiroz
Antes de tudo, certifique-se de que a água passou do ponto de fervura, assim, o sabor do seu café vai ficar ainda mais intenso e será extraído o melhor dele.
Foto: Gabriela Biló/Estadão
Com filtro de papel, a pede um pó mais fino. Para fazer, coloque o pó no filtro e adicione água fervente em movimentos circulares, garantindo que todo o café fique bem umedecido.
Foto: Gabriela Biló/Estadão
Em uma espécie de caneca longa, você deve colocar o pó de café, a água fervida e deixar a mistura infusionada por quatro minutos. Depois, basta abaixar o êmbolo presente na tampa para, assim, filtrar a bebida.
Foto: Gabriela Biló/Estadão
Esse jeito de fazer café consiste em um sistema cilíndrico de extração que atua com pressão. “É tipo uma seringa gigante”, diz a especialista. Basta colocar a água, o café e pressionar.
Foto: Gabriela Biló/Estadão
Esse é um método japonês de coagem. O instrumento chamado V60 tem formato de “V” com angulação de 60° e segue uma lógica parecida com a do coador Melitta, com a diferença de ter mais ranhuras para ajudar no fluxo do café e uma abertura um pouco maior.
Foto: Ton - stock.adobe.com
A máquina automática é uma opção prática e rápida para quem não vive sem um bom café espresso. Basta adicionar os grãos de café da sua preferência e selecionar o tamanho da sua bebida. Os grãos são moídos na hora e a bebida sai bem concentrada.
Foto: Tiago Queiroz
Quer ajuda para escolher um bom pó de café? Paladar convidou especialistas que degustaram às cegas marcas de café do tipo gourmet entre R$15 e R$25 facilmente encontradas nos supermercados. No pódio ficaram: Melitta - Cerrado, Santa Mônica - Intenso e 3 Corações - Mogiana Paulista. Confira o Ranking completo no link.
Giulia Howard