Foto: Nishihama - stock.adobe.com/Adobe st
Saiba como acertar na temperatura da água, escolher o filtro ideal e cuidar do coador de pano para garantir o melhor sabor
Foto: Amir - stock.adobe.com/Adobe stock
Embora seja comum consumir café em restaurantes, padarias, bares e lanchonetes, preparar essa bebida em casa também tem seu valor: o aroma agradável e irresistível invade o ambiente e aguça o paladar.
Foto: nikkimeel - stock.adobe.com
Os aspectos particulares do café e cafeína chegam aos elevados níveis sensoriais quando o café é preparado corretamente em casa, e o especialista Ensei Neto ensinou algumas dicas para isso:
Foto: areef - stock.adobe.com
A temperatura da água define o tempo de preparo do café. Quando a água está quente a ponto de borbulha, o café fica pronto mais rápido, diferente de quando está fria.
Foto: 1981 Rustic Studio - stock.adobe.com
A extração é eficiente quando o filtro é utilizado de acordo com o método, fazendo que as caraterísticas da bebida passem para a xícara.
Foto: Freesia/Adobe Stock
Não é indicado reutilizar o pó de café, porque todos os aspectos da bebida passam para a xícara em uma única vez, restando apenas um pouco de cafeína e celulose.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Você pode conservar por mais tempo o coador de pano se, após o uso, o lavar apenas em água corrente. Depois, escalde com água quente e deixe secar.
Foto: Luna Garcia
Além de possuir suas características particulares em uma bebida, o café pode integrar receitas. Que tal testar em casa esse bolo de chocolate com café?
Foto: Ana Bacellar/Divulgação
Outra opção saborosa é essa manteiga de café. Essa receita simples ganha sabores mais complexos após aproximadamente uma semana na geladeira.
Juliane Moreti - Radar