Foto: Romolo Tavani - stock.adobe.com/Adobe st
A cafeína é a substância mais famosa do café e vista muitas vezes como vilã, mas será que isso é verdade?
Foto: evannovostro - stock.adobe.com/Adobe stock
Apesar da fama ruim por estar associada com a insônia, a cafeína não faz mal ao organismo e pode até mesmo contribuir para a saúde, quando a ingestão de café é equilibrada.
Foto: fotogiunta - stock.adobe.com/Adobe st
Há indícios de que a cafeína oferece proteção cardiovascular. A substância faz parte da família das xantinas e apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a resguardar o endotélio - tapete celular que recobre os vasos, como mostra a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: weyo - stock.adobe.com/Adobe stock
Outros componentes do café ainda ofertam sais minerais, caso do potássio e do magnésio, além da niacina, uma vitamina do complexo B. A junção de todos esses elementos faz da bebida uma das melhores para a saúde.
Foto: Amir - stock.adobe.com/Adobe stock
Toda essa riqueza de nutrientes costuma ser mantida nas diferentes maneiras de preparo, mas o tipo expresso, que é obtido a partir de alta pressão, tende a concentrar mais dos compostos.
Foto: eriksial - stock.adobe.com/Adobe stock
Já o café coado, em filtro de papel ou coador de pano, tem uma vantagem. Neste tipo de preparo, a filtragem retém moléculas gordurosas presentes nos grãos, caso do cafestol, que podem elevar os níveis de colesterol.
Foto: nikkimeel - stock.adobe.com
Para quem é fã da bebida, existem várias formas de preparar um bom café em casa, porém, a mais tradicional de todas e a favorita de muitos é o café coado.
Foto: Daniel Teixeira | Estadão
Agora que você já sabe os benefícios do café para saúde, que tal conferir qual é o melhor café moído e torrado do mercado? O Paladar testou às cegas 11 marcas.
Beatriz Castro - Radar