Foto: Taba Benedicto
Essa receita é perfeita para dias frios. O prato também pode ser degustado no almoço, em formato de caldo.
Foto: Khaletski Siarhei/ Adobe Stock
Esse preparo é da chef Potiguara Spindóla, docente de gastronomia do Senac São Paulo, que ensina o passo a passo para quem gosta de se aventurar na cozinha. Confira a seguir:
Foto: Vasiliy - stock.adobe.com/Adobe stoc
Você vai precisar de quirera de milho (canjiquinha), caldo de legumes, cebola, cenoura, salsão, alho-poró, espiga de milho cozida, manteiga, sal e pimenta-do-reino preta moída.
Foto: Beats/ Adobe Stock
Corte as cebolas, a cenoura e o salsão em cubos médio e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo por 45 minutos, sem ferver. Desligue o fogo e coe. Reserve o líquido.
Foto: Neide Rigo/Estadão
Demolhe a canjiquinha hidratando em água por cerca de 1 hora. Após esse período, escorra o líquido.
Foto: Kukota Ekaterina/ Adobe Stock
Em uma panela cozinhe o milho inteiro. Depois de cozido, corte os grãos de milho da espiga e refogue com manteiga e o alho-poró cortado em meia lua. Ajuste o sal, a pimenta-do-reino e reserve.
Foto: Brad/ Adobe Stock
Em uma panela, refogue na manteiga restante a cebola picada em cubos pequenos e a canjiquinha. Cubra com o caldo de legumes e adicione sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe em fogo baixo até ficar macia. Na hora de servir, coloque a canjiquinha por cima do refogado de alho-poró com milho.
Foto: Roberto Seba|Estadão
Mais uma opção de receita com canjiquinha, esse preparo também leva linguiça e camarão, trazendo uma mistura bem-vinda de sabores.
Beatriz Castro - Radar