Foto: New Africa/Adobe Stock
A carambola, conhecida por seu formato de estrela, além de embelezar pratos, oferece diversos benefícios à saúde
Foto: New Africa/Adobe Stock
O fruto é classificado em dois grupos, o do tipo doce e o do tipo ácido. As diferenças são sutis na coloração e passam batido aos olhos leigos. Mas independente do tipo, o fruto tende a concentrar açúcares e sua consistência fica mais macia conforme amadurece.
Foto: 18042011/Adobe Stock
A carambola madura costuma ser utilizada para consumo in natura e na produção de sucos. Já nas fases de desenvolvimento, é mais crocante e verde, sendo usada em decoração de pratos ou como matéria-prima de geleias e outros produtos.
Foto: ThanhThu/Adobe Stock
A carambola é rica em fibras, sais minerais e compostos antioxidantes, como vitamina C, fenólicos e carotenoides. Esses nutrientes fazem da fruta uma aliada do coração, ajudando a proteger as artérias de lesões e do acúmulo de gorduras, conforme destaca Regina Célia Pereira na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: ThanhThu/Adobe Stock
Apesar das vitaminas, minerais e antioxidantes, a carambola pode ter um efeito tóxico em algumas pessoas. Em sua composição está presente o ácido oxálico, possível causador de efeitos nocivos em pessoas que sofrem de doenças renais crônicas.
Foto: Ana Bacellar
Para que você aproveite tudo o que essa fruta tem a oferecer, que tal conferir algumas receitas simples em que a carambola é o elemento principal? Assim você garante os benefícios para a saúde e ainda degusta preparos deliciosos.
Foto: Lili.Q/AdobeStock
Confira as melhores frutas para incluir no cardápio durante os dias quentes e seus benefícios para a saúde.
Beatriz Castro - Radar