Foto: Adobe Stock
Superalimentos são conhecidos por sua alta concentração de nutrientes e propriedades que oferecem diversos benefícios à saúde.
Foto: FELIPE RAU
A maioria deles é de origem vegetal e tendem a ser ricos em antioxidantes e outros fitoquímicos associados à diminuição do risco de doenças, como destaca a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde do Estadão.
Foto: Pixel-Shot/ Adobe Stock
Mas, lembre-se, nenhum alimento é mágico e de nada adianta consumir esses ingredientes, se o resto do cardápio não acompanhar escolhas saudáveis. Confira cinco principais superalimentos a seguir:
Foto: FELIPE RAU
Mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada, que é conhecida pelos seus benefícios cardiovasculares. O óleo da oliva também contém substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de ter aquele aroma característico, diminuem o risco de tumores.
Foto: kai - stock.adobe.com/Adobe stock
O chá verdadeiro da planta Camellia sinensis tem entre seus principais fitoquímicos as catequinas, a cafeína, a teobromina e os taninos, formando uma mistura protetora das células e que garante mais disposição.
Foto: Superingo | Adobe Stock
Esse rizoma, também chamado de açafrão-da-terra, oferece compostos antioxidantes, e vai bem em refogados, já que em meio oleoso, junto do calor, favorece a liberação dos compostos aromáticos.
Foto: klio_l - stock.adobe.com/Adobe st
A semente do linho é uma ótima fonte de ômega-3, contém fibras que auxiliam no trânsito intestinal e, para completar, oferece a lignana, componente que atua como uma espécie de hormônio e combate tumores.
Foto: Renata Sattler / Adobe Stock
A planta faz parte do grupo das PANCs (plantas alimentícias não-convencionais) e tem vivido seus dias de glória. Embora seja conhecida em muitas cidades mineiras, ela se tornou um fenômeno com o crescimento do veganismo, devido a oferta de vitaminas, sais minerais e boa quantidade de proteínas.
Foto: Tiago Queiroz
Receitas com superalimentos são uma excelente forma de adicionar sabor e nutrientes ao seu dia a dia. Ingredientes como linhaça e ora-pro-nóbis não só enriquecem o paladar, mas também oferecem diversos benefícios à saúde. Veja algumas sugestões:
Foto: Lucas Alves Deienno/Divulgação
Com banana nanica, ovo, linhaça e aveia em flocos, você prepara facilmente essa panqueca, que é perfeita para consumir no café da manhã.
Foto: Tadeu Brunelli|Estadão
O angu é um prato clássico do Brasil feito à base de fubá e água, mas pode ficar ainda mais elaborado quando combinado com um delicioso creme de ora-pro-nóbis.
Foto: cabuscaa - stock.adobe.com/Adobe stock
As PANCs estão ganhando cada vez mais destaque na culinária, e uma das mais conhecidas é a ora-pro-nóbis. No entanto, elas abrangem muitas outras espécies, por isso, separamos algumas que também podem fazer parte da sua cozinha.
Beatriz Castro - Radar