Foto: Fernando Sciarra/Estadão
Especialista ensina a consumir a bebida que é a cara do verão em climas amenos
Foto: FOTO FERNANDO SCIARRA/ESTADAO
Por aparecer com frequência harmonizando saladas, peixes e frutos do mar, pratos mais leves e refrescantes, é comum associar o vinho branco a uma bebida de verão, mas, para a surpresa de muitos, essa versão do vinho pode cair muito bem em dias frios.
Foto: Ken Hawkins/Creative Commons
Nem só de tinto vivem as refeições típicas para os momentos em que as temperaturas ficam abaixo de 20°C. De acordo com Ricardo Cesar, especialista do Guia dos Vinhos, rótulos de vinho branco, em especial os mais encorpados, são ótimos para ‘aquecer o corpo’ e acompanhar pratos mais robustos.
Foto: Alex Silva/Estadão
Um ótimo exemplo é o tradicional fondue de queijo, um prato untuoso que tem sua gordura ‘quebrada’ pela acidez do vinho, e a bebida, por sua vez, traz um toque amanteigado ao paladar. É a harmonização ideal.
Foto: FOTO FERNANDO SCIARRA/ESTADAO
Certamente, rótulos de vinho branco também podem ser apreciados sozinhos, e para dias frios o ideal é que não esteja apenas resfriado entre 10°C e 13°C, pois quando gelados, ‘adormecem’ parte da riqueza de aromas e sabores adquiridos durante a etapa de barris de carvalho na produção.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Teste a harmonização de vinho branco com fondue de queijo. Especialistas avaliaram 11 marcas vendidas em supermercados. Santa Luzia foi a campeã. Confira mais detalhes da avaliação no link
Foto: Estadão
O Paladar realiza diversas edições de testes com produtos alimentícios que fazem parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Confira outros testes no link
Rafaela Beatriz - Radar