Foto: barmalini/Adobe Stock
O especialista em uísque Maurício Porto, do Caledonia, dá o caminho das pedras para quem quer dar os primeiros passos no mundo dessa bebida.
Foto: aekachai/Adobe Stock
Para o especialista, não tem uma regra universal que dite a maneira certa de degustar essa bebida. “On the rocks” (com gelo), misturado ou puro, vale o jeito que você preferir. Caso pretenda fazer uma degustação analítica e precisa, aí sim vale recorrer apenas ao produto puro.
Foto: barmalini/Adobe Stock
Portanto, de início, a dica é achar os seus estilos e produtos de uísque prediletos, enquanto você desenvolve o seu gosto. Uma boa porta de entrada são os uísques das linhas de entrada, principalmente entre os que são blended.
Foto: Oskars Kupics/Adobe Stock
Se não gostar muito dos tradicionais de entrada, a dica do especialista é se aventurar pelos Single Malt de perfis mais defumados e turfados, ou ainda os Rye Whiskies.
Foto: barmalini/Adobe Stock
Outro erro comum é pensar que as bebidas mais envelhecidas são necessariamente as melhores, ainda mais para alguém iniciante nesse mundo. Maturação não é sinônimo de qualidade e fica a máxima: “quanto mais envelhecido, muito provavelmente mais delicado será o uísque, e essa é a única garantia que o envelhecimento dá”.
Foto: Vinicius Carvalho/Divulgação
Confira a entrevista completa do Paladar com Maurício Porto, que passou um guia básico sobre a história, os principais tipos e curiosidades sobre uísque.
Foto: Tales Hidequi/Divulgação
Clique no link abaixo para ver como preparar drinques fáceis e deliciosos que tem como base o uísque.
Luigi Di Fiore