Foto: Adilson/Adobe Stock
Típico da região Centro-Oeste, o pequi é uma fruta muito abundante no Cerrado brasileiro, marcando presença na culinária e na cultura regional.
Foto: Adilson/Adobe Stock
Conhecido como “ouro do Cerrado”, ele tem aroma e sabor característicos, sendo polêmico pela forma como precisa ser consumido. Apesar disso, o alimento costuma ser destaque em pratos como o arroz de pequi e a galinhada típica do centro oeste.
Foto: Jaboticaba Images/Adobe Stock
Em geral, antes de ser consumido, o pequi precisa ser cozido. Na hora de colocá-lo na boca é necessário roê-lo e tomar muito cuidado para não mordê-lo de jeito nenhum. Isso porque a fruta tem uma grande quantidade de espinhos que grudam na gengiva, na boca, na língua e só são removidos com auxílio de uma pinça.
Foto: Angela/Adobe Stock
Depois de cozido e com a polpa retirada, uma boa surpresa é a castanha encontrada no caroço da fruta. Fresca, úmida e leitosa, ela tem um sabor peculiar e agradável, que lembra um pouco o pequi.
Foto: Dimas/Adobe Stock
Além de dar mais sabor aos pratos, o pequi é rico em gorduras, proteínas, fibras e carboidratos. Ele também contém diferentes substâncias antioxidantes e vários minerais, como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro e cobre. Saia mais na matéria de Fernanda Bassette, na editoria de Saúde, do Estadão.
Foto: ViniSouza128/Adobe Stock
Em São Paulo, você pode encontrar os produtos provenientes do pequi ou a fruta fresca em mercados municipais ou empórios. Boas sugestões são o Mercado Municipal de Pinheiros, na banca do Cerrado, e o Mercado Municipal da Lapa.
Foto: trindade51/Adobe Stock
Agora que você já sabe praticamente tudo sobre o pequi, que tal conferir algumas receitas fáceis que levam a fruta para fazer em casa? Confira a seguir:
Foto: ilus
Esse prato com pequi é uma ótima opção para quem gosta de frango e quer experimentar algo novo. Além disso, também leva castanha-de-caju, o traz ainda mais sabor.
Foto: Tadeu Brunelli
Você já ouviu falar de fish and chips (peixe e fritas), combinação típica de países como Inglaterra e Irlanda. Para que essa receita fique ainda melhor, você pode incluir a maionese de pequi, que dá um toque especial ao petisco.
Foto: Roberto Seba/Estadão
Uma versão diferente do pão de hambúrguer, essa receita pode ser feita facilmente em casa e ainda leva pequi.
Beatriz Castro - Radar