Foto: Adobe Stock/ 9dreamstudio
O mau armazenamento do produto pode trazer riscos à saúde; saiba como evitar
Foto: Adobe Stock/Карина Клачук
O vinagre é um produto que pode ser à base de vinho fermentado, mas também de outros itens alimentícios, como frutas, cereais e cana-de-açúcar. Foi descoberto há 4 mil anos pelos babilônios e desde então tem servido à diferentes funções, seja limpeza, tratamentos médicos e, nos dias de hoje, principalmente como alimento.
Foto: Alex Silva/Estadão
É comum pensar que o vinagre serve apenas para temperar saladas, mas embora não seja tão reconhecido entre os brasileiros, o vinagre é um importante ingrediente na cozinha por desempenhar um papel semelhante ao do sal para realçar sabores. Além disso, tem propriedades digestivas, antioxidantes e antimicrobianas que fazem bem à saúde.
Foto: Adobe Stock/Picture Partners
Esses benefícios, contudo, podem não ser obtidos ao se consumir um vinagre mal armazenado, que pode ser contaminado por fungos e bactérias e trazer riscos à saúde. Para evitar isso, separamos 4 dicas que podem ser facilmente adotadas em casa. Confira-as a seguir.
Foto: Sea Wave/Adobe Stock
Antes mesmo de colocar uma garrafa de vinagre no carrinho para levar ao caixa no supermercado, é preciso checar se na embalagem a data de validade possui um bom prazo, além de dar atenção às instruções de armazenamento dos fabricantes.
Foto: Estadão
Quando a garrafa ainda possui lacre, é importante deixá-la em um local longe da umidade e arejado, portanto deixá-la próxima do fogão não é uma boa ideia.
Foto: Adobe Stock/eskay lim
Já quando a garrafa está aberta para a utilização, o ideal é guardá-la na geladeira, afinal temperaturas mais baixas dificultam a proliferação de micro-organismos. Também é importante deixá-la tampada e longe de longe de alimentos crus ou não higienizados para que não haja risco de transmissão de micróbios.
Foto: jayk67 - stock.adobe.com
Por fim, é necessário se atentar ao aspecto do vinagre antes de consumi-lo. Vinagres estragados normalmente são mais densos e turvos, e apresentam um odor muito diferente do habitual.
Rafaela Beatriz - Radar