Foto: LEO MARTINS
A linguiça é essencial no churrasco, agradando muitos paladares. Versátil, pode ser servida como aperitivo, acompanhamento ou prato principal.
Foto: LEO MARTINS
Apesar da linguiça toscana ser uma das mais populares na hora de fazer um bom churrasco, com o passar dos anos, foram ganhando espaço uma diversidade de sabores de linguiça. Hoje, também podemos encontrar a linguiça calabresa, linguiça de frango, linguiça cuiabana, linguiça de lombo e muitas outras.
Foto: Werther Santana | Estadão
Se você sempre fica em dúvida sobre qual linguiça escolher e como prepará-la, o Paladar tem a solução. O chef do Varanda D.inner e sócio da Intermezzo Carnes Especiais, Fabio Lazzarini, explicou a diferenças entre os tipos de linguiça e deu dicas de como preparar cada uma delas. Confira a seguir:
Foto: LEO MARTINS
A linguiça toscana é a mais popular nos churrascos. Feita de carne suína e outros temperos, como pimenta-preta, salsa e cebola, deve ser assada em fogo brando ou em uma grelha mais alta. Quando estiver quase pronta, coloque a linguiça toscana em uma área mais quente da churrasqueira ou abaixe a grelha para que ela fique levemente crocante por fora.
Foto: estudiofcx - stock.adobe.com/Adobe st
Para quem gosta de sabores marcantes e apimentados, a linguiça calabresa é a escolha certa. Feita de carne pouco curada, ou seja, banhada com uma mistura de sal, açúcar, salitre, cheiro verde e pimenta, a linguiça calabresa deve ser assada a 15 centímetros da brasa.
Foto: marcosborges42 - stock.adobe.com/Adobe st
A linguiça de frango apresenta um sabor mais brando e cor mais clara. Por conter bastante água, é aconselhável temperá-la com alho e cebola e fazer furinhos nela antes de assar, isso vai evitar que a carne inche.
Foto: shaiith - stock.adobe.com/Adobe stock
Uma linguiça pouco conhecida, mas que tem seu valor devido ao sabor espetacular. Com baixo teor de gordura, a linguiça de lombo é feita com a parte nobre do porco e é temperada com um mix de ervas. Caso goste de pratos mais temperados, adicione páprica defumada e pimenta-do-reino antes de assar.
Foto: barkstudio - stock.adobe.com/Adobe stock
Um verdadeiro sucesso no churrasco, a linguiça cuiabana é recheada com queijo fresco e leite. Feita à base do corte traseiro da carne bovina, ela é temperada com cebolinha, alho, sal refinado e pimenta bode. Na hora de prepará-la, coloque-a na grelha alta, para que a carne não perca suculência.
Beatriz Castro - Radar