Foto: Marcelo Cabral
Típica de Portugal, a sardinha agrada o paladar brasileiro. Valdeci Castro, do Rancho Português São Paulo, dá dicas de como escolher, limpar e preparar a sardinha perfeita.
Foto: Gabriela Biló/Estadão
Opte por sardinhas firmes (carne mais dura ao apalpar com as mãos), frescas e mais gordinhas. Quanto mais fresco, mais cheiro de mar. O frio também é o período ideal para consumir o peixe.
Foto: arska n/Adobe Stock
Retire as escamas da sardinha. Tire a cabeça, abra o peixe na parte superior, com auxílio da faca e do garfo, e retire a espinha do meio.
Foto: Francesco Tonelli|Estadão
Dois preparos são clássicos da culinária portuguesa: sardinha grelhada e escabeche. Para grelhar o peixe, salgue com sal grosso e asse inteira na brasa. No outro, a sardinha é crua, e marinada por 12 horas no vinagrete com azeite, cebola, tomate, salsinha e sal a gosto.
Foto: Alex Silva/AE
A sardinha em lata é a versão mais consumida pelos brasileiros. Ela já vem pronta, como os sabores são mais acentuados é bom optar por temperos leves.
Foto: Daniel Dayan/Cook studio
A sardinha é um peixe super saudável e pode entrar dentro das dietas. A chef Carmen Archilla compartilha receita de tapioca com recheio de sardinha cremosa.
Vitória Prates - Radar