Foto: Felipe Rau/Estadão
Aprenda o passo a passo para chegar ao ponto certo do condimento
Foto: Divulgação Hocus Pocus
Fazer maionese em casa exige pouco tempo de preparo, mas é necessário um pouco de técnica para alcançar o ponto certo. A seguir, você encontra dicas práticas para não de errar nem desperdiçar ingredientes.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Para a maionese tradicional bastam poucos ingredientes: uma gema de ovo, uma pitada de sal, uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre de vinho branco e 250ml de óleo neutro.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Um dos motivos pelo qual a maionese pode dar errado é o descumprimento das proporções indicadas de cada ingrediente. Algo a mais ou a menos é a receita certa para o fracasso, por isso meça bem os itens antes de avançar para outras etapas.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Outro ponto que merece atenção é a temperatura dos ingredientes. Todos devem estar em temperatura ambiente, pois se estiverem frios ou quentes demais a etapa de emulsão será comprometida.
Foto: null
O óleo é um dos ingredientes mais importantes dessa receita e, além de precisar da medida exata, deve ser adicionado aos poucos, em fios, enquanto a mistura permanece sendo batida. Isso dará a consistência firme da maionese.
Foto: Felipe Rau/Estadão
Para que a maionese tenha boa consistência e sabor, o ovo utilizado precisa estar fresco. Para evitar a salmonela, recomenda-se que a gema não entre crua, mas pasteurizada. Para isso, basta misturá-la com uma colher de suco de limão e água, depois aquecer no micro-ondas em potência máxima.
Foto: null
A receita pode ser batida à mão, ou com o auxílio de mixer ou liquidificador. O método não importa, mas o tempo de processamento, sim. A mistura só pode deixar de ser batida quando alcançar uma boa espessura.
Foto: TABA BENEDICTO
Agora, se todas essas dicas não foram o suficientes para te convencer a fazer maionese em casa, talvez nossas indicações das melhores marcas do mercado podem ser bem-vindas. Veja o resultado do nosso teste feito por especialistas clicando no link abaixo.
Rafaela Beatriz - Radar