Foto: Divulgação Hocus Pocus
Fazer maionese pode ser desafiador, mas com as medidas certas, atenção e esta receita simples, você terá uma maionese caseira e fresca para acompanhar pães e torradas
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Para fazer esse molho tão adorado você vai precisar de 1 gema, 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre de vinho branco, 1 pitada de sal e 250 ml de óleo neutro.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Numa vasilha e com a ajuda de um batedor, misture bem 1 gema com o suco de limão ou vinagre de vinho branco. Adicione uma pitada de sal e misture até que fique homogêneo. Você também pode usar um mixer, uma batedeira ou o liquidificador.
Foto: null
Quando a primeira mistura já estiver bem homogênea, adicione 250 ml de óleo neutro aos poucos. Continue despejando o óleo em fio e batendo para emulsionar e dar estrutura ao molho. Assim que ficar espessa pare de bater. Prove e, se necessário, acerte o sal. Se quiser deixar a maionese mais fluida, basta adicionar uma colher (sopa) de água, suco de limão ou vinagre com ela já pronta.
Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
Sim, você pode substituir os ingredientes, mas o sabor será diferente. O óleo pode ser trocado por outras gorduras como azeite extravirgem, azeites aromatizados, óleos de castanhas ou nozes. A gema de galinha pode ser substituída por gema de ovos de outras aves, como pata, por gema pasteurizada e também por leite e derivados. O componente ácido pode ser trocado por suco de outros cítricos ou vinagres aromatizados.
Foto: Ilia Nesolenyi/Adobe Stock
Para evitar salmonela, você pode pasteurizar a gema em casa. Misture uma gema com uma colher (sopa) de suco de limão e água numa vasilha. Leve ao micro-ondas em potência alta até quase atingir o ponto de ebulição. Retire a tigela, mexa rapidamente com um garfo limpo e repita o aquecimento. Retire e mexa de novo até ficar morno.
Foto: Todorov Oleksand 0990200217
Para a sua maionese não desandar, é necessário evitar algumas coisas, como ingredientes fora da proporção; ingredientes frios ou quentes demais; adicionar o óleo de uma só vez; usar ovo velho; não bater o suficiente.
Foto: TABA BENEDICTO
A maionese caseira é sempre a melhor opção por ser mais saborosa e fresca, mas para quem não tem tempo, há boas opções prontas. O Paladar chamou especialistas para um teste às cegas e classificou as melhores marcas de maionese do mercado: Heinz em 1º lugar, Hemmer em 2º e Hellmann’s em 3º. Confira o ranking completo do Paladar Testou que elegeu a melhor maionese:
Foto: Estadão
O Paladar realiza uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e com a ajuda de especialistas define um ranking com as melhores escolhas.
Beatriz Castro - Radar