Foto: Alex Silva|Estadão

Radar

Como fazer marinada para carne?

Confira métodos eficazes para dar mais sabor aos alimentos

Foto: Alex Silva/Estadão

Tempero caseiro

Entre as formas de conferir mais sabor e maciez aos diferentes cortes de carne está a marinada, uma espécie de tempero caseiro que tem raízes na culinária portuguesa.

Foto: Guilherme Gomes/Estadão</p>

Base para a marinada

A versão tradicional para esse tipo de tempero leva vinho (ou vinagre) e alho, mas é possível explorar novas possibilidades variando os ingredientes, desde que de forma adequada. Paulo Veríssimo, professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, ensina dicas essenciais para temperar carnes, confira a seguir.

Saiba mais

Foto: Felipe Rau/Estadão

Itens essenciais

De acordo com o especialista, para fazer uma boa marinada, é imprescindível ter três itens: uma base ácida, uma base gordurosa e um tempero aromático, o que pode ser azeite ou manteiga, suco de frutas cítricas, iogurte ou bebidas alcoólicas, e ervas, pimentas ou especiarias.

Saiba mais

Foto: Tiago Queiroz|Estadão

Tempo de marinada

O tempo em que a marinada deve ficar depende do tamanho das carnes. Para peças de até 2 quilos, o recomendado é uma imersão de 24 horas, já para cortes acima de 10 quilos, três dias são ideais, mantendo tudo sob refrigeração.

Saiba mais

Foto: Genaro Braga

Garantindo mais sabor

Para que as carnes tenham ainda mais sabor, algumas medidas são recomendadas para a marinada de ervas, como por exemplo usar temperos frescos e moídos na hora, tirar o excesso de líquido das peças apenas com papel toalha e aproveitar a mistura para preparar molhos.

Saiba mais

Foto: Alex Silva|Estadão

Veja também

Para mais detalhes e dicas de como fazer marinada, leia nosso manual completo e aprenda os segredos para dar sabor único a carnes e peixes. Descubra as combinações perfeitas de ácido, temperos e gordura no link abaixo.

Leia mais

Produção

Rafaela Beatriz - Radar