Foto: Wasan/Adobe Stock
A cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo. No entanto, também é uma das opções alcoólicas que mais possuem glúten devido aos ingredientes que fazem parte de sua composição.
Foto: NewFabrika - stock.adobe.com
Por este motivo, a cerveja pode ser um problema para quem tem intolerância a glúten. A sorte é que já existem no mercado algumas opções que não tem a substância e são liberadas para as pessoas intolerantes.
Foto: stokkete - stock.adobe.com
Para uma cerveja ser considerado sem glúten, ela precisa ter teor abaixo de 20 ppm (partes por milhão) de acordo com a legislação vigente. E há duas formas de produzi-las: pela adição de enzimas durante o processo de fermentação, que degradam o glúten proveniente do malte de cevada; ou pela substituição da cevada por outros cereais sem glúten.
Foto: monticellllo/Adobe Stock
Apesar de já existirem cervejas sem glúten, ainda é difícil encontrar essas opções. De olho nessa dificuldade, o Paladar saiu em busca dessas cervejas em mercados, lojas físicas especializadas e sites.
Foto: Rido/Adobe Stock
Com a maioria das opções encontradas, todas da família das lagers, foi organizado um teste às cegas para saber qual cerveja sem glúten é a melhor do mercado.
Foto: rawpixel.com / Ake
Um júri de peso, composto só por especialistas, foi convocado para realizar essa missão. Eles levaram em consideração sete critérios na avaliação: aspecto visual, formação e persistência da espuma, aroma, sabor, carbonatação, aftertaste (retrogosto) e drinkability (que diz se a cerveja é fácil ou difícil de ser bebida).
Foto: Brent Hofacker/Adobe Stock
Ao final da degustação, eles ranquearam os produtos e elegeram um TOP 3 com as melhores cervejas sem glúten. Confira a seguir:
Foto: DANIEL TEIXEIRA
Leve, refrescante e bem carbonatada, a cerveja apresentou aroma de malte e leve amargor. A amostra, uma american lager produzida em Paulínia, no interior de São Paulo, só não conquistou um lugar mais alto no pódio por ter apresentado sinais de oxidação.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Com corpo baixo e alta carbonatação, a amostra, uma ultra light lager, apresentou ótima drinkability. Mas foi considerada como sem personalidade por alguns jurados devido ao amargor baixo e aroma e sabor muito leves.
Foto: Mario Hoesel/Adobe Stock
A pilsen sem glúten da cervejaria gaúcha conquistou o primeiro lugar no pódio por entregar aroma sutil e equilíbrio entre cereal e lúpulo, boa carbonatação, amargor também equilibrado e bom corpo.
Foto: Estadão
O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e com a ajuda de especialistas define um ranking com as melhores escolhas.
Beatriz Castro - Radar